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Tipo: TCC
Título: Utilização de Tecnologia Híbrida para compactação de subestações elétricas
Autor(es): Barbosa Filho, Stênio Rodrigues
Orientador: Castelo Branco, Carlos Gustavo
Coorientador: Bezerra, Nildson de Alencar
Palavras-chave: Subestação;Compactação;Tecnologia Híbrida;Módulos Compactos;Gás SF6
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA FILHO, Stênio Rodrigues. Utilização de Tecnologia Híbrida para compactação de subestações elétricas. 2019. 138 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Nos últimos anos, com o aumento de áreas urbanas e a consequente diminuição do espaço disponível para construção de subestações elétricas próximas aos centros de carga, um grande desafio foi iniciado buscando maneiras de tornar as estruturas das subestações mais compactas e adequá-las a espaços reduzidos. Neste sentido, a tecnologia híbrida tem se tornado uma opção viável técnica e economicamente, utilizada por concessionárias de energia em todo Brasil, para compactação de suas subestações possibilitando flexibilidade aos seus arranjos. Este trabalho tem por objetivo apresentar a tecnologia híbrida e suas aplicações, evidenciando seus principais aspectos e componentes. No decorrer desse trabalho foram apresentados conceitos e definições acerca da tecnologia híbrida, assim como seu principal agente facilitador, o gás SF6, mostrando os equipamentos atualmente comercializados que utilizam essa tecnologia, e a teoria por traz da tecnologia desses equipamentos. Além disso, foram apresentadas aplicações dessa solução, onde buscava-se compactação e adequação de subestações em espaço reduzido, sem perder os critérios de confiabilidade e segurança operacional. Concluído a apresentação, foi elaborado uma proposta técnica de subestação abaixadora 72.5/15 kV industrial, como solução alternativa para um empreendimento que necessitava de infraestrutura elétrica para ser atendido em alta tensão, mas possuía pouco espaço disponível para implantação. Após comparação sucinta com a solução convencional, conclui-se que a utilização da tecnologia híbrida, com módulo compacto a SF6, proporciona compactação em torno de 20 % da área de impacto da subestação, reduzindo obras civis e materiais eletromecânicos, além de garantir maior confiabilidade do sistema e melhor o aspecto visual da subestação.
Abstract: In recent years, with the increase of urban areas and the consequent reduction of the available space for the construction of electrical substations near the load centers, a great challenge was initiated looking for ways to make the structures of the substations more compact and to adapt them to reduced spaces. In this sense, hybrid technology has become a viable option technically and economically, used by power concessionaires throughout Brazil, to compact their substations allowing flexibility to their arrangements. This paper aims to present the hybrid technology and its applications, showing its main aspects and components. In the course of this work, concepts and definitions about hybrid technology were presented, as well as its main facilitating agent, the SF6 gas, showing the equipment currently commercialized using this technology, and the theory behind the technology of such equipment. In addition, applications of this solution were presented, where compactness and adequacy of substations were sought in a reduced space, without losing the criteria of reliability and operational safety. At the conclusion of the presentation, a technical proposal of 72.5 / 15 kV industrial substation was prepared as an alternative solution for a project that needed electrical infrastructure to be serviced at high voltage, but had little space available for deployment. After a brief comparison with the conventional solution, it is concluded that the use of the hybrid technology, with compact module to SF6, provides compaction around 20% of the area of impact of the substation, reducing civil works and electromechanical materials, besides guaranteeing greater reliability the visual aspect of the substation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45280
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