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Title in Portuguese: Estações de carregamento de baterias para carros elétricos com uso de plantas fotovoltaicas
Author: Menezes, Levy Marfim Fernandes de
Advisor(s): Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Keywords: Geração fotovoltaica
Estações de carregamento
Carro elétrico
Issue Date: 2019
Citation: MENEZES, Levy Marfim Fernandes de. Estações de carregamento de baterias para carros elétricos com uso de plantas fotovoltaicas. 2019. 60 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Veículos elétricos tem ganho espaço no mercado automobilístico, atualmente dominado por veículos de motor a combustão interna, devido ao barateamento dos componentes eletrônicos, da eficiência do motor elétrico e do apelo ambiental. Políticas mundiais procuram aumentar a aceitação de carros elétricos, a campanha EV30@30 almeja uma fatia de 30% de venda de carros elétricos no mercado até 2030. O Brasil tem diversificado sua matriz energética e a geração FV tem ganho espaço na participação das energias renováveis. A cidade de Fortaleza ocupa a quarta posição no ranking municipal de potência instalada solar FV com 11,7 MW, correspondendo a 1,47% do total. Alguns projetos de mobilidade sustentável no Brasil, como o Programa Veículo Elétrico em Itaipu, o Ônibus Elétrico (eBus) em Santa Catarina, a eletrovia do Paraná e o VAMO em Fortaleza endossam que projetos com veículos elétricos estão recebendo grande aceitação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a instalação de estações de carregamento (EC) para baterias de carros elétricos em postos de combustível situados em Fortaleza, CE, alimentadas por plantas FV autônomas, baseadas na demanda de usuários e tempo de recarga. Os capítulos iniciais introduzem os veículos elétricos e a geração FV no Brasil e posteriormente é mostrado o levantamento de dez postos de combustível em Fortaleza, CE, onde é feito o estudo para a implantação das EC. É realizado o dimensionamento para a demanda e para o tempo de recarga escolhidos como parâmetros considerando a área construída média dos postos e feita a avaliação individual de cada posto. Como resultado, 40% dos postos estão aptos a receber as EC, enquanto que 60% necessita de alguma reforma a fim de aumentar a área construída para implantar as EC. Já considerando o uso de 90% da área total dos postos é possível implantar as EC em 100% destes e, ainda, considerar expansões para aumentar o atendimento aos veículos elétricos. Um dos postos, em particular, mostra-se incapaz de receber as EC na primeira análise, mas neste cenário revela ser o de maior potencial entre os estudados. O projeto, contudo, encontra resistência devido ao alto custo para implantação das EC e disponibilidade do serviço, pois este fica restrito às horas de incidência de luz solar para alimentar o banco de baterias, o que reduz o horário de operação das EC nos postos.
Abstract: Electric vehicles have gained ground in the automobile market, currently subdued by inner combustion vehicles, due to the low cost of the electronic compounds, the efficiency of the electric motor and to the environmental appeal. Global policies seek to improve the acceptability of the electric cars, the EV30@30 campaign aim a share of 30% of the total electric cars sells in the market until 2030. Brazil has diversified its energy matrix and the PV generation has gained ground in the share of the renewable energies. The city of Fortaleza lies in fourth on a solar PV installed power municipal ranking with 11.7 MW, corresponding to 1.47% of the total. Some projects of urban sustainable mobility in Brazil, as the Electric Vehicle Program in Itaipu, the Electric Bus (eBus) in Santa Catarina, the Electrovia in Paraná and the VAMO in Fortaleza endorse that projects with electric vehicles are receiving major acceptance. This work has as its goal a study about the installation of Charging Stations (CS) of electric cars' batteries in fuel stations located at Fortaleza, CE, fed by autonomous PV plant, based on the users demand and the charging time of them. The initial chapters introduce the electric vehicles and the PV generation in Brazil and subsequently it is shown the ten fuel stations in Fortaleza, CE, in which it is made the study of implementation of the CS. It is accomplished the sizing for the demand and charging time chosen as parameters considering the average built area of the fuel stations and accomplished the individual evaluation of each fuel station. As a result, 40% of the fuel stations was able to receive the CS, meanwhile 60% needed some improvement in order to increase the build area to implement the CS. Whereas considering the use of 90% of the total area of the fuel stations it is possible to implement the CS in 100% of them and yet consider expanding to increase the attendance to the electric vehicles. One of those fuel stations, in particular, showed to be unable to receive the CS at the first analysis, but in this scenario it revealed to be the biggest potential out of all the fuel stations studied. The project, however, finds resistance due to its high implement cost of the CS and the availability of the service, since it stays restricted to the hours of solar light incidence to fed the battery bank, which reduce the daily hours of CS operation in the fuel stations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45276
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

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