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dc.contributor.authorSantos, Roger Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Fidel Machado de Castro-
dc.contributor.authorCavalcante Júnior, Francisco Silva-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:56:17Z-
dc.date.available2019-08-28T19:56:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Roger Ribeiro; SILVA, Fidel Machado de Castro; CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Cine-pensamento no grupo de estudos PE(N)SAR o corpo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45265-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectImagem-movimentopt_BR
dc.titleCine-pensamento no grupo de estudos PE(N)SAR o corpopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO pensar como movimento do corpo e a imagem-movimento (filme) como veículo condutor do fazer pensar para possibilitar um agir pensante. A imagem-ação como vetor de sensibilização de corpos para a ampliação do pe(n)sar o corpo. O grupo de Estudos Pe(n)sar o Corpo apresenta-se como um ambiente de reflexão sobre as possibilidades do corpo para o desenvolvimento do pensamento argumentativo, crítico e estético com o intuito de integrar estudantes interessados na aprendizagem do pensamento argumentativo e na integralização de saberes, em um contexto heterogêneo de alunos de diferentes semestres dos mesmos cursos e de cursos afins. Incorporar as afecções como imagens. O corpo-imagem-pensamento. As imagens de corpos. Os processos de ser imagem. A ampliação da compreensão do corpo humano não somente como peso para fins de controle métrico e quantitativo, mas, também, como ser pensante a ser concebido na sua existência humana em resposta às expectativas do mundo contemporâneo. Como aporte metodológico para o desenvolvimento do pensamento argumentativo é necessário o engajamento do estudante universitário em uma comunidade de prática do pensamento científico, crítico e estético. O Grupo de Estudos Pe(n)sar o Corpo se apresentou como um contexto propício para a aprendizagem do pensamento argumentativo por meio de projeção de filmes de longa e curta metragens, documentários e criação de ensaio em múltiplas formas de linguagem (letramentos) em resposta às afecções geradas pelos filmes. O processo criativo humano é, sobretudo, imagem-ação. As afecções geradas nos corpos pela leitura do mundo sob a perspectiva filosófica de imagens-conceito produziram pulsões que vibraram no corpo e convidaram à ação de inventar novas lentes para a invenção de novos mundos. As imagens, sob a égide de uma licença poética-conceitual, sofreram deformações e foram transformadas em vídeos-conceito como apresentação e compilação das afecções reverberadas durante o processo de imagem-movimento.pt_BR
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