Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45264
Tipo: Resumo
Título: Nébula acadêmica: divulgação científica dos alunos da graduação na disciplina de LPTA
Autor(es): Almeida, Renata Pinheiro de
Mendes, Maria das Dores Nogueira
Palavras-chave: Pesquisa científica;Letras;Divulgação científica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALMEIDA. Renata Pinheiro de; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Nébula acadêmica: divulgação científica dos alunos da graduação na disciplina de LPTA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Dentro do curso de Letras, a cadeira de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos é uma via direta de contato entre o aluno e a pesquisa científica na graduação. Desde a teoria até a produção de textos, o aluno entra em contato com gêneros textuais acadêmicos que serão necessários para seu desenvolvimento como pesquisador. Contudo, na graduação, o aluno depara com obstáculos que dizem respeito tanto à publicação e apresentação de trabalhos quanto aos materiais de referência. Pensando nisso, na monitoria da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, foi desenvolvido o projeto Nébula Acadêmico. O site foi desenvolvido para que os graduandos possam ter espaço para divulgação de suas pesquisas e acesso a materiais de consulta da disciplina. Durante o semestre, os alunos são divididos em grupos de pesquisa e desenvolve-se um trabalho de acompanhamento, no qual se discutem as normas de formatação, a estrutura de cada gênero e o todo o método científico. A partir desse trabalho, cada grupo produz um artigo de temática livre, dentro das áreas de Linguística, Literatura e afins. Após a produção dos artigos, por parte dos grupos, e da revisão, por parte dos monitores da disciplina, os artigos dos grupos que aceitarem a publicação são enquadrados em uma categoria apropriada e são colocadas no site para que todos tenham acesso ao trabalho. Além da publicação dos artigos e outros gêneros produzidos na disciplina ao longo de cada semestre, o material de apoio também é atualizado no site para que os alunos possam consultá-lo a qualquer momento e não apenas durante a disciplina. O projeto Nébula Acadêmico serve de incentivo para a produção e publicação de pesquisas científicas dos alunos ainda na graduação de Letras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45264
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rpalmeida.pdf49,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.