Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45260
Tipo: Resumo
Título: Farmácia escola como promotora da ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais no curso de farmácia da UFC
Autor(es): Silva, Renata Herivenny
Oliveira, Cristiani Lopes Capistrano Gonçalves de
Palavras-chave: Fármacia escola;Ambientação;Fármacia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Renata Herivenny; OLIVEIRA, Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de. Farmácia escola como promotora da ambientação e não evasão dos alunos dos semestres iniciais no curso de farmácia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A Subunidade Farmácia Escola/FFOE/UFC funciona como promotora do conhecimento para os alunos de Farmácia, pois mostra aos alunos o universo de trabalho do âmbito farmacêutico, proporcionando uma visão precoce sobre o entendimento das funções dos farmacêuticos no mercado de trabalho. Nesse ambiente os alunos do curso de Farmácia têm a oportunidade de realizar atividades práticas em assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, manipulação magistral alopática, fitoterapia e cosméticos, entre outras. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver, estimular e contribuir para uma melhor ambientação e não evasão dos alunos nos semestres iniciais no curso de Farmácia,através das atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola. Participaram do projeto alunos do 1° e 2° semestre do curso de Farmácia/UFC, totalizando inicialmente 43 alunos. Realizou-se uma apresentação expositiva em sala de aula, divulgando as várias atividades desenvolvidas pela Farmácia Escola e uma visita aos setores de controle de qualidade, produção de medicamentos e atenção farmacêutica. Foi aplicado questionário referente as impressões dos alunos pós ambientação. Como resultado parcial obteve-se a aprovação da iniciativa de integrar os recém ingressos no curso, assim como o incentivo a permanência dos mesmos, visto que a maioria não conhecia o trabalho da Farmácia Escola, tão pouco a abrangência da profissão do Farmacêutico. Além disso, destaca-se a importância da Farmácia Escola como meio de integração entre a vida acadêmica e vida profissional do estudante, mostrando que é indispensável o empenho e incentivo de tal unidade para promoção da não evasão do curso de Farmácia/UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45260
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rhsilva.pdf48,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.