Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258
Tipo: | Resumo |
Título: | Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria |
Autor(es): | Vieira, Renan Capistrano Soares Júnior, Luiz Moreno, Lucas Mesquita Vieira, Israel Santana |
Palavras-chave: | Sistematização;Melhoria;Avaliação |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | VIEIRA, Israel Santana et al. Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A cultura avaliativa nos cursos de graduação da UFC está definida formalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC(PDI 2013-2017) e na lei 10.861 de Abril de 2004, do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entretanto, uma autêntica cultura avaliava exige, dentre outros fatores, a utilização plena dos módulos de avaliação do SIGAA pelos professores e alunos, um suporte para tecnologia da informação e a articulação nos diversos níveis da UFC para que as oportunidades de melhorias implantadas de forma planejada. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre informações e dados estatísticos relevantes para a gestão acadêmica e administrativa do curso numa perspectiva de integração entre as fontes e oportunidade de melhoria. O trabalho faz parte do projeto de monitoria denominado de “Melhoria na Gestão Acadêmica e Administrativa do CEM - Fortaleza” aprovado na PROGAD. Nesta fase, foram utilizados como fontes de informação os resultados das Autoavaliações Institucionais de 2015, relatório do ENADE 2014, PPC do curso, Auditoria Interna da AUDIN/UFC em 2015, Pesquisas do Centro de Tecnologia em 2014 e SINAES. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), particularmente quanto às diretrizes para avaliação periódica do curso. Outro fato é que 90% dos alunos avaliados no ENADE 2014 têm a percepção de que as atividades práticas são insuficientes para relacionar os conteúdos teóricos do curso. Essa percepção também é forte na avaliação pelo SIGAA e pelo Centro de Tecnologia, por parte dos alunos. Os resultados identificados e ações decorrentes desta fase do trabalho estão no Plano de Melhoria do Curso para 2016-2. Pretende-se com a continuidade deste trabalho identificar os pontos fortes e as limitações do curso, discuti-los com professores, alunos e funcionários e, em decorrência, apontar caminhos para levar o nível do curso em curto e médio prazo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rcvieira.pdf | 50,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.