Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45239
Tipo: Resumo
Título: Blended learning no ensino-aprendizagem de políticas públicas de saúde
Autor(es): Vasconcelos, Nathalia Faria Vasconcelos
Tiradentes, Artur Albuquerque
Santana, Geísa Costa Oliveira de Medeiros
Palavras-chave: Educação médica;Materiais de ensino;Saúde pública
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VASCONCELOS, Nathalia Farias et al. Blended learning no ensino-aprendizagem de políticas públicas de saúde. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Introdução: No módulo de “Assistência Básica à Saúde 1” (ABS1), o desempenho dos alunos apresentava-se sistematicamente abaixo do ponto de corte da instituição, inclusive com reprovações. Nas avaliações programáticas, os estudantes reiteravam dificuldades de aprendizagem. Foi necessário integrar novas metodologias que potencializasse o ensino. Objetivos: Descrever a experiência na aplicação da blended-learning no módulo de ABS1. Relato de Experiência: Os alunos tinham ao seu dispor três formatos de interação que se complementaram: síncrono físico, assíncrono on-line e síncrono on-line. No ambiente virtual de aprendizagem foram disponibilizados textos e filmes, seguidos de ferramentas para a prática reflexiva, como fóruns, portfólios eletrônicos e a construção colaborativa de um texto. Nas atividades presenciais foram utilizados: exposição dialogada em grande grupo e resolução de problemas em pequenos grupos. Os alunos construíram a “Linha do Tempo” sobre a evolução contextual das políticas públicas de saúde. Trouxeram reportagens sobre o SUS, e categorizaram suas “Potencialidades” e “Fragilidades”. Planejaram o sistema de saúde que queriam para o Brasil, depois de serem apresentados aos principais pontos da constituição brasileira referente à saúde. Resultados: Menor número de alunos com desempenho insuficiente. Nenhum aluno reprovado. Houve ganho percentual substancial em relação à turma anterior. Conclusão: A utilização de variadas metodologias ativas permitiu alcançar alunos com diferentes estilos de aprendizagem, melhorando o desempenho do grupo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45239
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_nfvasconcelos.pdf49,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.