Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45232
Title in Portuguese: Análise dos motivos de evasão acadêmica dos alunos ingressantes no curso de ciências contábeis da FEAAC/UFC
Author: Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Pacheco, Bianca dos Santos
Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
Keywords: Evasão acadêmica
Ciências contábeis
Ensino superior
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SANTOS, Marcelo Quitara Pereira Silva et al. Análise dos motivos de evasão acadêmica dos alunos ingressantes no curso de ciências contábeis da FEAAC/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: As Instituições de Ensino Superior (IES) vêm sofrendo com a evasão crescente dos discentes ao longo dos anos. Entende-se por evasão o exposto por Gaioso (2005) que, “a evasão é um fenômeno social complexo, definido como interrupção no ciclo de estudos”, ocorre quando o aluno deixa as atividades acadêmicas independente das razões que o levaram a esse afastamento. O trabalho realizado na monitoria de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC tem por objetivo, levantar as causas que fazem com que alunos recém-ingressos desistam do curso; mostrar o leque de opções que o graduando tem na universidade, através de bolsas, estágios e projetos e promover um workshop para que percebam como a profissão contábil tem crescido ao longo dos anos. Quanto aos procedimentos metodológicos, seguiu-se Beuren (2008), considerando as particularidades da Contabilidade, optou-se por enfocar tipologias de delineamento de pesquisas, que se acredita serem mais aplicáveis a esta área do conhecimento, agrupadas em três categorias, quanto aos objetivos, que contempla a pesquisa de natureza exploratória; quanto aos procedimentos, que aborda o estudo de caso, o levantamento, a pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, que compreende a pesquisa qualitativa. A primeira etapa do trabalho compreende a pesquisa bibliográfica sobre a evasão e documental por meio de levantamento junto à Coordenação do curso de Ciências Contábeis dos dados dos discentes, fazendo um comparativo entre as disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica, para verificar se deram continuidade ao curso, buscando o nome completo, email, forma e ano de ingresso e classificação da modalidade de evasão. A segunda etapa envolve pesquisa de levantamento realizada através de questionário enviado por e-mail para os alunos evadidos. A terceira etapa foi a análise dos questionários, tabulando os resultados obtidos pelos respondentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45232
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_mqpssantos.pdf50,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.