Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45155
Title in Portuguese: Atributos determinantes na escolha por consumo de alimentação fora do lar: uma análise de um shopping de Fortaleza
Author: Oliveira, Anelina Lopes de
Advisor(s): Guimarães, Daniel Barboza
Keywords: Comportamento do consumidor
Alimentação fora do lar
Análise fatorial
Atributos
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Anelina Lopes de. Atributos determinantes na escolha por consumo de alimentação fora do lar: uma análise de um shopping de Fortaleza. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O estudo dos atributos se faz necessário na medida em que se deseja descobrir quais os critérios adotados pelos clientes no processo de decisão de consumo. Atrelado a esse interesse, o objetivo deste trabalho é verificar os atributos considerados determinantes no momento do consumo de alimentos fora do lar. Para esse fim, buscou-se fundamentação teórica nos estudiosos do comportamento do consumidor, alimentação fora do lar e dos atributos no processo de decisão de consumo. Nesse sentido, foi adotado, como balizador da análise dos dados, a tipologia de Alpert (1971), que tipifica os atributos em salientes, importantes e determinantes, assim como a categorização de Zeithaml (1988), a qual divide os atributos em extrínsecos e intrínsecos, além da classificação adotada por Peter e Oslon (2010), que identifica os atributos em abstratos ou concretos. No que se refere à metodologia, a pesquisa tem natureza quantitativa e, nesta fase, foi realizado um levantamento de dados- survey, com aplicação de 208 questionários. Para tanto, foram utilizados a ferramenta do Microsoft office, Excel, e o SPSS − Statistical Package for the Social Sciences − para tratar dos dados da pesquisa e, assim, no intuito de identificar o arcabouço subjacente dos atributos, foi utilizada − a técnica estatística − intitulada − análise fatorial exploratória. Com esses instrumentos, tornou-se possível identificar os fatores e hierarquizar os atributos. A partir disso, os resultados apresentaram, como atributos determinantes na escolha de consumo de alimentação fora do lar, Fator 01 − Qualidade e rapidez − no atendimento , apresentando variância total explicada 43,6% no modelo fatorial. Em suma, este estudo propicia uma ampliação da compreensão no processo de decisão de consumo de alimentação fora do lar, na proporção em que se conhecem as estruturas subjacentes que norteiam a percepção do consumidor em relação aos atributos.
Abstract: The study of the attributes becomes necessary to the extent that it is clearer what the criteria adopted by the customers in the process of consumption decision. And this work aimed to verify and analyze the determining attributes at the time of consumption of food for the home. For this purpose, the theoretical basis was studied in the students of the behavior of the consumer, the food for the owners and the processes in the decision-making process of consumption. It was adopted as a data analysis resource and a typology of Alpert (1971) where the attributes are characterized as salient, important and determinant, a categorization of Zeithaml (1988) that divides the attributes into extrinsic and intrinsic ones and an adopted group by Peter and Oslon. (2010), which identifies the attributes in large and concrete. The research has the quantitative nature and the present one was carried out in data collection, with the application of 208 questionnaires. Workflow for the Excel and the SPSS (Statistical Package for Social Sciences). In order to identify the underlying framework of attributes, a full exploratory factorial statistical analysis was used. With this you can identify the factors and hierarchize the attributes. The results were determinant in the choice of energy consumption to obtain the maximum force and to reduce the performance (Factor 01) presenting total variation explained 43.6% in the factorial model. This study provides an amplification in the understanding of a process of decision of power of sustentation of the influence in the quality of the knowledge on the perception of the consumer in relation to the attributes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45155
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_aloliveira.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.