Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45147
Title in Portuguese: Mediação da informação no esporte: análise da atuação de treinadores de atletas de futebol
Author: Soares, Jean da Silva
Advisor(s): Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Mediação da informação
Treinadores de futebol
Atletas de futebol
Issue Date: 2019
Citation: SOARES, Jean da Silva. Mediação da informação no esporte: análise da atuação de treinadores de atletas de futebol. 2019. 57f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: Apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de mediação da informação dos treinadores de atletas de futebol, a fim de compreender sua interferência nos sistemas de jogos propostos por esses profissionais. A investigação empreendida se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista, uma vez que essa técnica proporciona interação com os sujeitos da pesquisa. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de duas categorias: a atuação de treinadores de equipes de futebol e mediação da informação no sistema de jogo. Os resultados demonstraram que os treinadores, por meio de experiências e vivências no esporte e dos repertórios de conhecimento, podem atuar como mediadores junto aos atletas de futebol e que a mediação interfere nos sistemas de jogos propostos pelos treinadores, pois as interações entre treinador e atleta, bem como as informações trocadas por meio dessas interações, desenvolvem a capacidade de adaptação do atleta ao sistema de jogo, bem como ajuda-os a melhorar seu desempenho nas partidas de futebol. Conclui-se que esses treinadores fomentam o aprendizado dos atletas utilizando o auxílio da comissão técnica para melhorar sua atuação junto aos jogadores e para criar um ambiente de constante troca de informações e experiências dentro da equipe. O bibliotecário, nesse contexto, poderia ser um diferencial na área esportiva ao auxiliar treinadores de futebol no trabalho de mediação das informações táticas junto aos atletas.
Abstract: This paper presents results of a research aimed to examine soccer coaches’ actions in order to understand how information mediation process interferes on game systems presented by these professionals. This investigation is characterized as exploratory and is based on the methodological assumptions of the qualitative approach. Interviews were used to collect information because such technique allows interaction with the subjects of the research. The collected data were analyzed using the technique of content analysis with the establishment of two categories: the performance of soccer coaches and the information mediation in the game system. The results revealed that coaches, through experiences and perceptions on the sport and knowledge repertoires, can act as mediators of the soccer athletes and that the mediation interferes on game systems proposed by coaches because the interactions between coach and athlete, as well as the information exchanged through these interactions, develop athlete’s ability to adapt to the game system and also help them improve their performance on soccer matches. Therefore, these coaches use the support of the coaching staff to stimulate athletes to learn. They do this to improve their own performance regarding the players and create an environment of constant information interchange and experiences inside the team. The librarian, in this context, could be a differentiator at the sports area by assisting soccer coaches on their work of tactical information mediation involving the athletes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45147
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_jssoares.pdf464,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.