Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124
Tipo: | Resumo |
Título: | Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Silva, Lucas Sassaki da Macedo, André Casimiro de Rocha, Maria Valderez Ponte |
Palavras-chave: | Evasão;Engenharia;Ingressantes |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Devido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lsvsilva.pdf | 49,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.