Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45118
Tipo: Resumo
Título: A oficina escrita e corpo/corpo-escrita-reflexões sobre uma atividade realizada em 2016.1, pelo projeto PRALER-UFC
Autor(es): Pereira Junior, Leandro da Silva
Barreto, Júlia Pereira
Sousa, Tania Maria Batista de Lima e
Palavras-chave: Expressão corporal;Ensino superior;Oficina
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva; BARRETO, Júlia Pereira; SOUSA, Tania Maria Batista de Lima e. A oficina escrita e corpo/corpo-escrita-reflexões sobre uma atividade realizada em 2016.1, pelo projeto PRALER-UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a Oficina “Escrita e Corpo/Corpo-Escrita”, atividade realizada pelo Projeto PRALER-UFC no semestre 2016.1, onde se trabalhou, especificamente, a Expressão Corporal. O propósito da oficina foi despertar reflexões sobre o quanto o nosso corpo pode se expressar de diferentes formas e o quanto nós ainda podemos nos desprender dos condicionamentos impostos pela sociedade. A oficina foi ministrada pela Profa. Dra. Tereza Rocha, do Curso de Dança (ICA-UFC), e partiu de algumas reflexões acerca da volatilidade dos corpos e grupos que são, muitas vezes, condicionados. Após esse primeiro momento de diálogo em grupo, fizemos alguns exercícios práticos para observarmos o nosso corpo e percebermos que ele tem inúmeras formas de se expressar no mundo. Ao final, conversamos sobre a experiência na oficina e o que ela nos proporcionou. Como resultados da oficina, pudemos perceber o quanto os estudantes, em sua maioria do Curso de Pedagogia, são carentes em relação a experiências que abordem/mexam/reflitam acerca do corpo. Estamos tão condicionados a reproduzir as mesmas ações em nosso cotidiano de vida, que não nos damos conta das infinitas possibilidades de se adotar um jeito diferente e não padronizado de lidar e se expressar corporalmente. A maioria dos participantes da oficina, futuros docentes, relataram que, sendo o professor uma referência para os alunos, sua forma de atuar impactará diretamente a maneira de ser dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que a oficina foi fundamental para os participantes, pois possibilitou o despertar de uma autoconsciência corporal, bem como algumas reflexões/percepções acerca das versatilidades da expressão corporal em contexto educacional, na formação pedagógica do professor em um curso de licenciatura ou em outros contextos da vida. No geral, a avaliação que os participantes da oficina fizeram a respeito da experiência vivenciada foi muito positiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45118
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lspjunior.pdf51,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.