Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45093
Tipo: Artigo de Evento
Título: Experiência de docência: LDB entre a teoria e a prática
Autor(es): Aranha, Francisca Karla Botão
Mota, Bruna Germana Nunes
Palavras-chave: Educação;Educação Superior;Legislação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: ARANHA, Francisca Karla Botão; MOTA, Bruna Germana Nunes. Experiência de docência: LDB entre a teoria e a prática. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 183-191.
Resumo: Este estudo tem a pretensão de mostrar a teoria, presente na LDB (Lei de Diretrizes e Base, 9394 de 20 de dezembro de 1996), no que refere-se aos níveis de educação, mais precisamente o Ensino superior, aliada as experiências vividas, lecionadas em uma turma de graduação como proposto pela disciplina de Estágio em Docência. De acordo com a LDB, em seu artigo 43 mostra que a Educação Superior traz inúmeros objetivos, um deles é: promover os educandos nas distintas áreas de conhecimentos, capazes de se inserirem em setores profissionais e para o conhecimento, de forma ativa, no desenvolvimento da sociedade brasileira e também de forma contínua. Foram utilizados textos para embasamento teóricos, principalmente a LDB, e realizado diário de campo, com o intuito de narrar os acontecimentos desenvolvidos em sala de aula. O objetivo do trabalho é entender se de fato a LDB é respeitada, reafirmando o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelecendo os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Apresentamos uma pesquisa cuja metodologia é solidificada pelo cunho bibliográfico e baseada nos relatos de nossas experiências obtidas na disciplina de pós-graduação em educação brasileira, o estágio supervisionado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45093
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_fkbaranha.pdf349,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.