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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.contributor.authorTorres, Cícero Magérbio Gomes-
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.date.accessioned2019-08-22T19:55:14Z-
dc.date.available2019-08-22T19:55:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Elizângela Bezerra; TORRES, Cícero Magérbio Gomes; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano 8, n. 23, p. 73-89, jun. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn1987 1179-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherId online Revista Multidisciplinar e de Psicologiapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectCegospt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.titleEstudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hielept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDe que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 cursando/concludentes) e 12 eram mulheres (4cursando/concludentes). No âmbito deste universo, 02 participantes apresentam baixa visão, sendo 01 da matemática e 01 da pedagogia. A justificativa para o termo vivência apresenta-se em função dos participantes terem sido, inicialmente, apresentados aos métodos e as técnicas (como Sequência Fedathi e Van Hiele) e logo em seguida, os participantes puderam colocar em prática, testando-as em salas de aula. Ao longo de todo esse processo, os participantes foram continuamente avaliados. Nesse contexto, e face às vivências que foram realizadas, pode-se perceber que por meio da utilização da Sequência Fedathi e Van Hiele, foi possível ensinar construções geométricas, bem como os conteúdos matemáticos (inclusive os atrelados a aspectos visuais) seja para sujeitos com cegueira quanto sem deficiência visual.pt_BR
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