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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.contributor.author | Torres, Cícero Magérbio Gomes | - |
dc.contributor.author | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T19:55:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T19:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Elizângela Bezerra; TORRES, Cícero Magérbio Gomes; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano 8, n. 23, p. 73-89, jun. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1987 1179 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Cegos | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | De que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 cursando/concludentes) e 12 eram mulheres (4cursando/concludentes). No âmbito deste universo, 02 participantes apresentam baixa visão, sendo 01 da matemática e 01 da pedagogia. A justificativa para o termo vivência apresenta-se em função dos participantes terem sido, inicialmente, apresentados aos métodos e as técnicas (como Sequência Fedathi e Van Hiele) e logo em seguida, os participantes puderam colocar em prática, testando-as em salas de aula. Ao longo de todo esse processo, os participantes foram continuamente avaliados. Nesse contexto, e face às vivências que foram realizadas, pode-se perceber que por meio da utilização da Sequência Fedathi e Van Hiele, foi possível ensinar construções geométricas, bem como os conteúdos matemáticos (inclusive os atrelados a aspectos visuais) seja para sujeitos com cegueira quanto sem deficiência visual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_art_ebmagalhaes.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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