Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44965
Title in Portuguese: A produção artesanal de artigos em couro: aspectos sociais e econômicos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável em Juazeiro do Norte /CE
Author: Brito, Adriana de Sá Leite de
Filgueiras, Araguacy Paixão Almeida
Sampaio, José Levi Furtado
Keywords: Artesanato
Desenvolvimento
Sustentabilidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: BRITO, Adriana de Sá Leite de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida; SAMPAIO, José Levi Furtado. A produção artesanal de artigos em couro: aspectos sociais e econômicos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável em Juazeiro do Norte /CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: Região Nordeste do Brasil se encontra em destaque no cenário das ricas expressões do artesanato nacional. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, esta atividade é geradora de ocupação e de renda para mais de 8,5 milhões de pessoas (BRASIL, 2002). Um estudo elaborado pelo Banco do Nordeste (2009) aponta a existência de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas dentro do universo desta atividade.A prática do artesanato contribui para a empregabilidade da mão-de-obra local, utilizando-se dos recursos naturais disponíveis de forma ecologicamente correta. Este ofício permite a conservação do repertório cultural existente e possibilidades de atenuação das desigualdades sociais contribuindo, também, para o aumento de atividades turísticas, melhorando o desenvolvimento social da região.No Ceará, a prática do artesanato é considerada, de acordo com a pesquisa citada pelo SEBRAE (2009), expressivamente forte.O município de Juazeiro do Norte, localizado na região sul do Estado do Ceará, com aproximadamente 250.000 habitantes (IPECE, 2012), apresenta em suas raízes socioeconômicas, a prática do artesanato em artigos de couro introduzida em uma cultura local, com a figura do vaqueiro, da fabricação à utilização das peças produzidas (SEBRAE, 2009).Observamos a existência de polos bem desenvolvidos que executam a produção de diversas tipologias desta atividade, como por exemplo, o polo de Aracati, onde predomina o artesanato de cestaria e do trançado e o polo de Juazeiro do Norte, foco desse estudo, onde se encontra um dos maiores desenvolvimentos de artesanato em couro. Desse modo, analisar os impactos provenientes da inserção industrial no espaço de produção artesanal dos artigos em couro, possibilita o entendimento das mudanças ocorridas no cenário social e econômico da região, bem como apontamentos no âmbito cultural, direcionando o pensamento para a lógica da elaboração de estratégias com vistas ao desenvolvimento regional sustentável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44965
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_aslbrito.pdf50,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.