Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44961
Tipo: Resumo
Título: Dialética da natureza em Marx: diálogo com a crítica do ecossossialismo à degradação ambiental.
Autor(es): Sousa, Albertino Servulo Barbosa de
Chagas, Eduardo Ferreira
Palavras-chave: Marxismo;Ecologismo;Dialética
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Albertino Servulo Barbosa de; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Dialética da natureza em Marx: diálogo com a crítica do ecossossialismo à degradação ambiental. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este ensaio é parte integrante de nossa pesquisa de doutorado,seu objetivo principal é mostrar que existe um diálogo entre a concepção marxiana de natureza e a crítica do ecologismo a degradação ambiental. Sua justificativa está na importância que a questão da natureza adquiriu, pois,o problema ambiental diz respeito a todos,uma vez que revelou consequências na própria existência. Adotando como metodologia a investigação das próprias obras dos interlocutores,a hipótese que se confirma na leitura imanente dos ensaios marxianos é a defesa de uma dialética da natureza,o que significa uma contraposição às ressalvas do ecologismo que concebe o marxismo como esquematismo demasiado. Ademais, se constata nesse referencial a crítica a economia política,isto é,antes do ecologismo apresentar a denúncia contra o capitalismo que degrada os ecossistemas,os biomas e as relações humanas;Marx já escrevia contra a racionalidade econômica do capital,por fundar-se na exploração e dominação, que segrega os indivíduos e que subordina os valores humanos e da natureza ao interesse econômico. Também se depreende do pensamento de Marx o problema da formação dos indivíduos. O ecologismo afirma que a degradação ambiental fez surgir à necessidade urgente de promover uma formação visando uma cultura ecológica para transformar as relações entre sociedade e natureza. Nesse sentido a educação tradicional é posta em debate por ser excessivamente técnica, teórica e sem relação com as práticas sociais. Acrescente-se o caráter dela não enfatizar a participação e o diálogo,constituindo-se, portanto, num impedimento a democracia. Em Marx essa discussão nunca foi postergada e pode ser vista no exame sobre a Ideologia. Enfim,devido a essas considerações o pensamento marxiano faz um diálogo com a crítica do ecologismo a degradação ambiental,mostrando que as restrições desta em relação aquele são ressalvas insubsistentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44961
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asbsousa.pdf49,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.