Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4496
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Medidas de democratização da gestão e trabalho docente em escolas públicas em Belém |
Título em inglês: | Measures of democratization of the management and teaching work in public schools in Belém |
Autor(es): | Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos |
Palavras-chave: | Gestão escolar;Democratização da gestão;Trabalho docente;School management;Democratization of the management;Teacher works |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.revistalabor.ufc.br/index.php |
Citação: | SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos. Medidas de democratização da gestão e trabalho docente em escolas públicas em Belém. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-20, 2009. |
Resumo: | Trata de resultados de estudos e pesquisa realizados pelo Observatório de Gestão Escolar Democrática objetivando examinar como as medidas ditas democráticas estabelecidas a partir de 1988 foram incorporadas às escolas públicas de Belém que propiciaram algum rebatimento na gestão e no trabalho docente, tais como: eleições diretas para gestor escolar, criação de projeto político-pedagógico e conselhos escolares; hora pedagógica e programa dinheiro direto na escola – PPDE. A partir de uma metodologia quali-quantitativa, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, questionários, além da observação não-participante a um universo de 14 professores, 10 diretores, 10 funcionários, 10 pais de alunos e 10 alunos pertencentes aos Conselhos Escolares de 05 escolas municipais e 05 estaduais de ensino fundamental de Belém. Os principais impactos das políticas democratizantes na gestão e no trabalho docente revelados pela pesquisa ainda são tímidos, mas se fazem sentir não na direção esperada pelos idealizadores das políticas, refletidas na elevação considerável de atividades escolares, que os docentes precisam e devem cumprir, como: participação em muitas reuniões, o preenchimento de fichas avaliativas de alunos, integração com os pais, novas metodologias que precisam aplicar, sem conhecer direito seus fundamentos, dar conta de cada aluno individualmente, sem condições, já que as turmas continuam muito extensas. |
Abstract: | These results of studies and research conducted by the Center for Democratic Management School aiming consider measures such as democratic set from 1988 were incorporated into the public schools in Bethlehem that provided some hittin in management and teaching, such as direct elections for school manager, creation of the politicalpedagogical project and school boards, teaching hours and money directly to school program – “PPDE”. From a qualitative and quantitative methods were applied semistructured interviews, questionnaires, in addition to non-participant observation to a universe of 14 teachers, 10 principals, 10 staff, 10 parents of students and 10 students belonging to the School Board of 05 municipal schools and 05 state elementary schools in 2 Belem of the main impacts of democratizing policies in management and teaching revealed by the survey are still timid, but are felt not in the expected direction by idealizers policy, reflected in the considerable increase in school activities that teachers need and must meet such as: participation in many meetings, the completion of evaluation sheets for students, integration with the parents, who need new methodologies to apply, without knowing their right reasons, to account for each student individually, without conditions because the classes are still very extensive. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4496 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_aRT_TFAMSantos.pdf | 104,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.