Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44959
Tipo: TCC
Título: Chatô, o rei do Brasil: ações de inovação de um empreendedor brasileiro
Autor(es): Castro, Thiago Aguiar de
Orientador: Machado, Diego de Queiroz
Palavras-chave: Empreendedorismo;Inovação;Chatô
Data do documento: 2019
Citação: CASTRO, Thiago Aguiar de. Chatô, o rei do Brasil: ações de inovação de um empreendedor brasileiro. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: Diante da reconhecida importância da ação de empreendedores para o crescimento de economias e do impacto das ações de Assis Chateaubriand para o desenvolvimento da mídia cultural brasileira, este trabalho tem como objetivo analisar as ações de inovação e empreendedorismo de Assis Chateaubriand. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida com a aplicação de um estudo observacional em linguagem fílmica, sendo a fonte de dados utilizada o filme “Chatô, o Rei do Brasil” (2015). Destaca-se que a principal fonte de inovação utilizada por Chatô foi sua aprendizagem. Chatô era ciente do papel da tecnologia na inovação, pois ele se utilizava de várias estratégias para conseguir recursos para adquirir novas tecnologias e embuti-las em novos produtos. Ao final, denota-se ainda que Chatô utilizou a estratégia ofensiva em todas as suas inovações.
Abstract: Given the recognized importance of the action of entrepreneurs for the growth of economies and the impact of the actions of Assis Chateaubriand for the development of Brazilian cultural media, this work has as objective to analyze the actions of innovation and entrepreneurship of Assis Chateaubriand. It was used a qualitative approach, developed with the application of an observational study in film language, being the data source used the film "Chatô, the King of Brazil" (2015). It is worth noting that the main source of innovation used by Chatô was its learning. Chatô was aware of the role of technology in innovation as he used various strategies to get resources to acquire new technologies and embed them into new products. In the end, it is also noted that Chatô used the offensive strategy in all its innovations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44959
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_tacastro.pdf571,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.