Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44947
Tipo: Resumo
Título: Contribuição para o ingresso de estudantes do ensino médio no ensino superior através das revisões textuais realizadas pelo projeto letras solidárias
Autor(es): Almeida, Maria Eduarda Alves
Souza, Laura Sales dos Santos
Costa, Francisca Deisiane de Sousa
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Redações;Revisões;Universidade
Data do documento: 2016
Citação: ALMEIDA, Maria Eduarda Alves et al. Contribuição para o ingresso de estudantes do ensino médio no ensino superior através das revisões textuais realizadas pelo projeto letras solidárias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Apresentaremos neste trabalho a experiência com revisão textual no Projeto Letras Solidárias, que tem como objetivo incentivar os estudantes do ensino médio a escreverem redações estilo ENEM e como o projeto tem contribuindo para o ingresso desses estudantes no ensino superior. O Letras Solidárias faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas, que tem como propósito contribuir com os estudantes da rede pública de ensino. Visamos que com as revisões os estudantes possam cada vez mais reconhecer os seus erros de escrita, produzindo cada vez de forma melhor, com o fim de conseguir uma boa pontuação na redação do Enem, para o ingresso no ensino superior e para tornarem-se cidadãos que não possuem dificuldades de escrita. Como revisoras acabamos enriquecendo nossa visão cidadã, aprendendo a entender os diferentes lados presentes na sociedade, como a situação das escolas públicas, os diferentes níveis de aprendizado dos estudantes em relação a escrita. Por termos participado como estudantes, que recebiam revisão do projeto, entendemos como funciona todo o processo, desde a produção, envio e correção, e com base nisso, tentamos atender as necessidades dos alunos, que desde a nossa época, gostariam de receber esse feedabck. Buscamos ao efetuar a correção, sempre apresentar uma linguagem acessível, voltada ao público alvo que são os jovens, mantendo a linguagem formal, mas sempre de forma amigável, demonstrando preocupação com o aprendizado deles e incentivando-os sempre. Os estudantes atendidos pelo projeto apresentam uma visível melhoria em suas produções, prova disso são relatos de estudantes que ingressaram no ensino superior, que demonstram gratidão e que hoje se associaram e tornaram-se novos revisores. Portanto, conclui-se que o projeto contribui para que cada vez mais jovens realizem o sonho de ingressar no ensino superior, e que tenham habilidade com a escrita, facilitando assim sua vida acadêmica e profissional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44947
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_meaalmeida.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.