Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44934
Tipo: Resumo
Título: O desenvolvimento de ações acadêmicas para mitigação da evasão e represamento discente na UFC: um enfoque na disciplina de monografia do curso de ciências contábeis da FEAAC
Autor(es): Saraiva, Leandro de Lima
Gomes, Carlos Adriano Santos
Palavras-chave: Contabilidade Básica;Estratégias;Aprendizagem
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SARAIVA, Leandro de Lima; GOMES, Carlos Adriano Santos. O desenvolvimento de ações acadêmicas para mitigação da evasão e represamento discente na UFC: um enfoque na disciplina de monografia do curso de ciências contábeis da FEAAC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A elaboração de monografia e/ou artigos científicos como requisito para o término dos cursos de graduação tem-se revelado um gargalo que prejudica a taxa de sucesso (comparação entre o número de alunos que iniciam e concluem a formação). No curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, isso não é diferente. Registros apontam relação das reprovações com o abandono da disciplina e a não produção de pesquisa apta a ser encaminhada à banca em tempo regimental. Ocorre que muitos discentes se desmotivam de modo que, não raro, matriculam-se na disciplina apenas para manter o vínculo institucional sem sequer comparecerem aos encontros, ou seja, a evasão se inicia antes do início das atividades. Destaca-se ainda o fato de muitos cursarem-na mais de uma vez, o que amplia o dilema. Diante disso, este projeto objetiva construir soluções que melhorem os indicativos de sucesso da disciplina de monografia por meio do empenho de vários atores, dentre os quais coordenação, professores, monitoria, tutoria e pós-graduação stricto sensu. Utilizou-se como experiência piloto para o estudo uma turma de 50 alunos. Inicialmente, efetuaram-se ações diagnósticas, que incluíram identificação da quantidade de alunos matriculados nas disciplinas de monografia, da taxa de sucesso semestral na disciplina de projeto, do número de repetentes e da relação orientando/orientador na monografia e no projeto. Há ainda ações permanentes/processuais: identificação da alocação de orientadores e orientandos de monografia no semestre 2016.2 e de alunos sem orientador; sensibilização com os que se matriculam, mas não frequentam as aulas e dos docentes para a orientação; tutoria com supervisão semanal dos discentes via whatsapp e outros; suporte na pesquisa bibliográfica e na metodologia. Por tratar-se de um projeto em curso, ainda não se tem resultados conclusivos objetivos. Contudo, é vista uma mudança motivacional que, espera-se, favoreça a turma que serviu como base para o projeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44934
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_llsaraiva.pdf50,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.