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Title in Portuguese: Comportamento da consumidora de maquiagem popular: um estudo do papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra
Author: Pereira, Márcia Caroline Germano
Advisor(s): Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
Keywords: Maquiagem popular
Influenciadores digitais
Processo de decisão de compra
Redes sociais
Issue Date: 2019
Citation: PEREIRA, Márcia Caroline Germano. Comportamento da consumidora de maquiagem popular: um estudo do papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o comportamento de compra de consumidoras de maquiagem popular a partir d a indicação de produtos de influ enciadores em mídias digitais. Em busca de tais respostas, fez se necessário compreender o processo de decisão de compra de maquiagem popular, identificar os diferentes influenciadores deste p rocesso de decisão de compra e c om preender o papel exercido pelo s influenciadores digitais na decisão de compra de maquiagem popular. Trata se de uma pesquisa exploratória e qualitativa com entrevistas em profundidade com 8 consumidoras Observa se que as entrevistadas procuram itens de ma quiagem popular p ara uso diário, como: pó, batom, corretivo e principalmente base. A busca pela beleza continua sendo a principal necessidade a ser suprida ao realizar uma compra de maquiagem popular, proporcionando bem es tar . O Instagram foi citado pela s consumidoras como principal meio de acesso a conteúdo postado pel o s influenciador e s acerca de maquiagem popular. Constatou se ainda que os influenciadores digitais têm maior influência na etapa de escolha das alternativas de compra, devido as consumidora s buscarem informações comparativas entre os produtos.
Abstract: The present work of course completion has the ge neral objective to analyze the b uy ing behavior of consumers of popular makeup from the indication of products of influencers in digital media. In search of such answers, it was necessary to understand the dec ision process of purchasing popular makeup, iden tify the different influencers o f this purchasing decision process and understand the role played by digital influencers in the decision to purchase popular makeup. This is an exploratory and qualitative rese arch with in depth interviews with 8 consumers. It is observed that the intervie we es look for items of popular makeup for daily use, such as: powder, lipstick, concealer and mainly base. The quest for beauty remains the main need to be met when making a pu rchase of popular makeup, providing well being. Instagram was cited by consumers a s the main means of access to content posted by influencers about popular makeup. It was also verified that the digital influencers have greater influence in the stage of cho osing the alternatives of purchase, due to the c onsumers seeking comparative inf or mation between the products.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44926
metadata.dc.type: TCC
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