Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900
Tipo: | Resumo |
Título: | Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C |
Autor(es): | Oliveira, Larissa de Sousa Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | CASA-C;Física;Cooperação |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | OLIVEIRA, Larissa de Sousa; ANDRADE NETO, Manoel. Grupo de estudos de física utilizando a metodologia do projeto CASA-C. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | Ao ingressar no ensino médio em uma escola pública do Ceará, muitos estudantes sentem dificuldade em assimilar os conceitos abordados na disciplina Física. Nesse contexto, o desenvolvimento de propostas que incentivem a interação entre os estudantes para que estes possam estudar juntos de forma cooperativa e solidária é de grande importância para amenizar o problema citado. Assim, o presente trabalho busca, primeiramente, apresentar o projeto Célula Autônoma e Solidária de Aprendizagem Cooperativa (CASA-C), desenvolvido por bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seguida, pretende-se realizar um relato de experiência feito por um participante de um grupo de estudo de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. O objetivo geral desse trabalho é a disseminação da metodologia da aprendizagem cooperativa, visando à formação de estudantes cooperativos, solidários e autônomos. Além disso, em específico, busca-se analisar o funcionamento de um grupo de estudos de Física que utiliza a metodologia adotada no projeto CASA-C. Para que esses objetivos possam ser alcançados, os encontros do grupo de estudo serão documentados por meio de fotos e da realização de planos de estudos, que serão, posteriormente, utilizados para a apresentação do relato de experiência. Como resultado, é esperado que haja criação de vínculos entre universitários e alunos da escola pública e aumento no desempenho destes últimos na disciplina Física. Desse modo, se os resultados esperados forem alcançados, verifica-se que a experiência de participar de um grupo de estudos que estimula a interação, a cooperação, a solidariedade e a autonomia intelectual é bastante positiva tanto para a formação de vínculos sociais quanto para a obtenção de conhecimento na área da Física. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44900 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lsoliveira.pdf | 48,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.