Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4490
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diferenciação social no Brasil Colonial
Autor(es): Willems, Emílio
Palavras-chave: Classes sociais;Diferença de classes;Estratificação social
Data do documento: 1971
Instituição/Editor/Publicador: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: WILLEMS, Emílio. Diferenciação social no Brasil Colonial. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 114-139, 1971.
Resumo: Na medida em que as ciências sociais têm se preocupado com a estratificação das sociedades latino-americanas, têm mostrado uma tendência bem conhecida para apresentar as estruturas destas em têrmos dicotômicos: uma pequena classe alta de prorrietários ricos e poderosos e uma classe baixa e sem poder, composta heterogêneamente de trabalhadores rurais, proletários urbanos, pequenos comerciantes, artésãos e semelhantes. Via de regra, a ascensão de novas classes e a C'rescente diferenciação interna de classes ascendentes ou tradicionais são admitidas com relutância e somente quando as sociedades latino-americanas demonstram a habilidade de fugir de sua tradiç-ão ag!'ária e de seguir o curso irreversível da modernização. Tem havido forte inclinação para ignorar ou minimizar aquêles aspectos da estrutura social que sugerem um grau mais elevado de complexidade do que parece indicar o estereótipo de um sistema de duas classes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4490
ISSN: 0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_EWillems.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.