Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44889
Title in Portuguese: Divulgação do NEEF para alunos ingressantes nos cursos de zootecnia e agronomia como forma de reduzir a evasão nesses cursos de graduação
Author: Silva, Júlio Soares da
Santos, Odécia Gomes dos
Nascimento, Bruno Bizerra do
Davi, Alysson Bruno de Castro
Coutinho, Danielle Nascimento
Cândido, Magno José Duarte
Keywords: Formação complementar
Vivência de campo
Vocação profissional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Júlio Soares da; et al. Divulgação do NEEF para alunos ingressantes nos cursos de zootecnia e agronomia como forma de reduzir a evasão nesses cursos de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: Na fase inicial do curso de graduação, o pouco contato dos alunos com disciplinas específicas da sua área de atuação profissional gera em muitos casos um desestímulo, prejudicando assim sua formação profissional, quando não acarreta o abandono do curso. O projeto “NEEF-Recém ingresso: combate à evasão nos cursos de agronomia e zootecnia” busca promover um maior contato dos alunos de semestres iniciais dos cursos de Agronomia e Zootecnia com a vivência prática do curso por meio de atividades realizadas no Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC. Os monitores do projeto vão ao encontro dos alunos ingressantes por meio de eventos promovidos pelos Centros Acadêmicos como a “Semana Zero”, que visa a apresentar por meio de apresentações na forma de slides e/ou visitas aos núcleos, grupos de estudos, laboratórios e modalidades de bolsas existentes no Departamento de Zootecnia/CCA/UFC aos novos estudantes. O NEEF é um dos núcleos que acolhem esses alunos voluntários que têm a oportunidade de acompanhar e auxiliar os alunos efetivos do NEEF em atividades como: controle zootécnico do rebanho de ovinos, práticas de conservação de forragem (fenação e ensilagem), manejo do sistema de irrigação, pesagem dos animais, vermifugação, manejo alimentar do rebanho, entre outras práticas. No decorrer das atividades são dadas explicações sobre as práticas em si, os motivos pelos quais determinada atividade é feita, quais os procedimentos e sua finalidade, buscando ainda esclarecer quaisquer dúvidas apresentadas pelos voluntários. Durante o primeiro semestre de 2016, 10 alunos se voluntariaram, dos quais 40% eram estudantes do curso de Zootecnia e 60% do curso de Agronomia. Em média, cada aluno permaneceu 1 mês no projeto. Do total de voluntários, 1 se tornou membro efetivo e bolsista do NEEF. As práticas vivenciadas no NEEF ajudam a sedimentar o conhecimento adquirido em sala de aula, colaborando para uma formação mais ampla desses futuros profissionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44889
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jssilva.pdf50,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.