Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44883
Tipo: Resumo
Título: Laboratório de Leitura, escrita e expressão da UFC: Projeto PRALER-UFC
Autor(es): Barreto, Júlia Pereira
Pereira Junior, Leandro da Silva
Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Licenciatura;Pedagogia;Formação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARRETO, Júlia Pereira; PEREIRA JUNIOR, Leandro da Silva; BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Laboratório de Leitura, escrita e expressão da UFC: Projeto PRALER-UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O PRALER-UFC é um projeto de graduação que funciona no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de consolidar habilidades de leitura, escrita e expressão oral/corporal indispensáveis às futuras práticas pedagógicas. Espera-se contribuir para uma formação acadêmica de qualidade, criar espaços que reforcem e incentivem o aprendizado de sala de aula, gerar vivências de integração entre veteranos e calouros, diminuindo, portanto, os índices de evasão, além de propiciar uma maior participação dos estudantes em projetos que envolvam atividades intelectuais extra sala de aula. Embora tenha como público-alvo os licenciandos de vários cursos, está aberto a qualquer aluno da UFC interessado em expandir seu espaço de socialização. O PRALER-UFC organiza seminários e oficinas abertas, como também grupos de estudos em torno de temáticas atuais para fomentar a discussão, escrita e conscientização corporal. A adesão ao projeto pode ser mensurada através da participação nos eventos promovidos, seja pela quantidade de pessoas que esteve presente ou pelo feedback informal que nos é dado após esses momentos. Observou-se, neste segundo ano de realização, um maior número de interessados, de inscritos e de presentes nos seminários e nas oficinas, no entanto os grupos de estudo não conquistaram ainda a assiduidade dos participantes. Também pode-se observar que muitos dos participantes não eram alunos da UFC, tampouco da Pedagogia, mas, sim, professores e outros membros da rede pública e privada de educação. Os relatos foram positivos, principalmente, acerca das oficinas, que demonstram ser as atividades em maior carência nos cursos de graduação e na vida profissional dos que já se estão inseridos no contexto escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44883
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jpbarreto.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.