Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44862
Title in Portuguese: Efeitos da associação de sinergismo entre o óleo essencial de cinnamomum zeylanicum com rifampicina e isoniazida sobre mycobacterium tuberculosis.
Author: Mota, Aquiles Paulino Peres
Campelo, Thales Alves
Frota, Cristiane Cunha
Keywords: Sinergismo
Cinnamomum zeylanicum
Mycobacterium tuberculosis
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MOTA, Aquiles Paulino Peres; CAMPELO, Thales Alves; FROTA, Cristiane Cunha. Efeitos da associação de sinergismo entre o óleo essencial de cinnamomum zeylanicum com rifampicina e isoniazida sobre mycobacterium tuberculosis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O aumento contínuo dos casos de resistência do Mycobacterium tuberculosis se tornou um grande obstáculo para o controle efetivo da tuberculose (TB) no mundo. Acredita-se que as plantas medicinais, através dos óleos essenciais (OEs), sejam as melhores alternativas para descoberta de novos fármacos, como o OE extraído da casca de Cinnamomum zeylanicum (OECzey), popularmente conhecida com canela. Uma das alternativas para o tratamento de doenças infeccionas causadas por bactérias multirresistentes consiste na terapia de associação de agentes antimicrobianos. Nesse contexto, este trabalho avaliou a associação de sinergismo inibitório entre o OECzey com Rifampicina (RIF) e Isoniazida (INH) sobre a cepa padrão M. tuberculosis H37Rv. A determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi realizada através da técnica Resazurin Microtiter Assay (REMA) e, a partir dos valores de CIM encontrados, utilizou-se a metodologia Checkerboard para avaliar as associações entre TCin/RIF e TCin/INH, no qual foram testadas concentrações de CIM, ½ CIM, ¼ CIM, 1/8 CIM, 1/16 CIM. Foi determinado o valor do Índice de Concentração Inibitória Fracionada (IFIC) e valores de IFIC ≤ 0,5 indicaram sinergismo, IFIC > 0,5 e ≤ 1 efeito aditivo e FIC > 1,0 efeito antagônico. As CIMs do OECzey, RIF e INH foram 19,5 ug/mL, 0,06 ug/mL e 0,125 ug/mL, respectivamente. A associação OECzey/RIF resultou em efeito sinérgico apresentando valores de IFIC de 0,375 e 0,5. Os mesmos valores de IFIC foram encontrados na associação OECzey/INH, demostrando também a existência de sinergismo entre as duas substâncias. As associações OECzey/RIF e OECzey/INH apresentaram efeito aditivos semelhantes com valores de IFIC que variaram entre 0,625 a 1,0. Não foi observado antagonismo. Ressalta-se que os OEs atuam por múltiplos mecanismos de ações, dificultando o surgimento de resistência bacteriana. O efeito sinérgico observado fornece alternativas futuras para o tratamento da TB, especialmente em cepas resistentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44862
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_appmota.pdf51,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.