Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44850
Title in Portuguese: Efeito de antibacterianos beta-lactâmicos sobre biofilmes mistos de escherichia coli e candida albicans.
Author: Antonio José de Jesus, Evangelista
Serpa, Rosana
Mendes, Patrícia Bruna Leite
Andrade, Ana Raquel Colares de
Franco, Jonatas da Silva
Cordeiro, Rossana de Aguiar
Keywords: Biofilme
Escherichia coli
Candida albicans
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: EVANGELISTA, Antonio José de Jesus et al. Efeito de antibacterianos beta-lactâmicos sobre biofilmes mistos de escherichia coli e candida albicans. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: Biofilmes são comunidades microbianas complexas e dinâmicas aderidas a um substrato, constituídas de células envoltas por uma matriz exopolimérica. A princípio, biofilmes eram estudados como culturas axênicas, porém, sabe-se que, biofilmes podem ser formados por múltiplas espécies, e suas interações desempenham relevante impacto clínico. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de antibacterianos beta-lactâmicos, sobre biofilmes mistos de Escherichia coli ATCC 25922 e Candida albicans ATCC 10231. As drogas foram testadas na concentração de pico plasmático. Foram utilizadas as drogas cefepime na concentração de 126 ug/mL - cefalosporina de 4ª geração - e, meropenem e imipenem na concentração de 33 ug/mL- da classe dos carbapenens. Os biofilmes foram formados em placas de microdiluição de 96 poços de fundo chato. Os inóculos foram preparados conforme as turvações 0,5 e 1,0 da escala McFarland e combinadas entre si para cada espécie e incubados em estufa a 35ºC sob agitação de 100 rpm. Nos tempos de 6, 24 e 48h, foram analisadas a biomassa dos biofilmes por cristal violeta 540nm e atividade metabólica pela redução do XTT 492nm. Os resultados demonstraram que meropenem não interferiu na formação dos biofilmes mistos. Já imipenem, reduziu a biomassa e o metabolismo dos biofilmes mistos nas combinações de inóculos 1,0 e 1,0 e, 1,0 e 0,5 McFarland de E. coli e C. albicans, respectivamente. Já cefepime, reduziu a biomassa e metabolismo dos biofilmes formados por inóculos de 0,5 e 1,0 e, 1,0 e 1,0 McFarland de E. coli e C. albicans, respectivamente. Em contrapartida, cefepime estimulou a produção de biomassa dos biofilmes formados por inóculos de 1,0 de E. coli e 0,5 de C. albicans. Os resultados indicam que imipenem e cefepime reduzem a formação de biofilmes mistos de E. coli e C. albicans e, dependendo do inóculo inicial, cefepime aumenta a formação dos biofilmes. Assim, antibacterianos beta-lactâmicos podem modular o crescimento de biofilmes polimicrobianos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44850
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ajjevangelista.pdf50,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.