Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44849
Tipo: Resumo
Título: Análise da degradação de ficocianina e clorofila a durante o ciclo de vida da cianobactéria cylindrospermopsis raciboskii
Autor(es): Freitas, Ana Gabriela Aguiar de
Soares, Ana Carolina Madeira
Linhares, Helísia Pessoa
Almeida, Antonia Samylla Oliveira
Capelo Neto, José
Palavras-chave: Ficocianina;Clorofila;Cylindrospermopsis raciboskii
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FREITAS, Ana Gabriela Aguiar de; et al. Análise da degradação de ficocianina e clorofila a durante o ciclo de vida da cianobactéria cylindrospermopsis raciboskii. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: A clorofila a e a ficocianina são pigmentos encontrados na maioria dos grupos de vegetais e outros organismos autótrofos, sendo responsáveis pelo processo fotossintético. A determinação das concentrações de clorofila a e ficocianina podem indicar o grau de eutrofização do corpo d’água, servindo como mecanismos para a avaliação da qualidade das águas superficiais. Diante disso, este trabalho buscou avaliar a variação desses pigmentos ao longo do ciclo de vida celular. Foi utilizada a espécie Cylindrospermopsis raciboskii cepa T3, cianobactéria produtora de cianotoxinas, prejudiciais aos seres vivos. Os cultivos utilizados foram realizados na SELAQUA (Seção Laboratorial da Qualidade da Água) do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária. Para a realização das extrações, as amostras foram centrifugadas e submetidas ao processo de congelamento-descongelamento, ocasionando o rompimento das células. Para determinação analítica, foi utilizado um método espectrofotométrico em diferentes comprimentos de onda. Como resultado, obteve-se uma variação da concentração dos pigmentos significativa ao longo do tempo. As concentrações de ficocianina variaram de 10 mg.L-1 até 170 mg.L-1. Já para a clorofila a, as concentrações ficaram entre 900 μg.L-1 a 2000 μg.L-1. Ao longo do estudo, a quota celular de ficocianina mostrou gradativo aumento, apresentando uma variação máxima de 73% em relação ao valor inicial, enquanto que a concentração da clorofila a apresentou um padrão inverso, com decaimento de 64 % em relação ao valor inicial. Verificou-se também a predominância da ficocianina quando comparada à clorofila a, apontando a necessidade e importância destas análises quando do estudo do fitoplâncton em águas superficiais lênticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44849
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_agafreitas.pdf51,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.