Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
Tipo: Resumo
Título: Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi
Autor(es): Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Formação Continuada Professor;Orientações Metodológicas;Sequência Fedathi
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática baseado na sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
Resumo: A questão da formação de professores é atravessada por vários dilemas. Discussões e pesquisas sobre formação continuada de professores têm mobilizado reflexões sobre as dimensões do desenvolvimento profissional docente e entendimentos distintos têm sido apresentados. Pela vivência e discussão sobre o assunto, buscamos compreender de que forma os professores de matemática reconstroem suas práticas pedagógicas a partir de estudos, interações e acompanhamentos didáticos. Reunindo-se as dificuldades pedagógicas do professor em exercício e as dificuldades inerentes ao código da disciplina de matemática, surgiu a proposta de se organizar uma metodologia de formação que articulasse teoria-prática para ampliar os conhecimentos docentes, e que se baseasse na Sequência Fedathi para mediar à formação de conceitos matemáticos. A partir desta ideia inicial, algumas questões passaram a nortear a reflexão: Quais as bases pedagógicas para uma metodologia de formação continuada para professores de Matemática em exercício? Qual o desenho dos encontros de formação adequado ao emprego desta metodologia, tendo em vista as características do público a que se destina? Quais as orientações adequadas para a formação de conceitos teórico-didáticos desse professor e de seus alunos baseados na Sequência Fedathi? O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de formação continuada de professores de matemática do Ensino Fundamental II, baseado na Sequência Fedathi, nas dimensões teórico, prática, cultural e relacional para a valorização pessoal e profissional docente. Apresentamos um modelo de formação composto por orientações metodológicas que contemplam as dimensões teóricas, prática, cultural e relacional baseada na Sequência Fedathi.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44839
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acmpinheiro.pdf49,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.