Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44838
Tipo: Resumo
Título: Relações sociedade e natureza no município de Guaramiranga: a especulação imobiliária como agente de degradação ambiental
Autor(es): Correia Júnior, Antonio
Silva, Filipe Adan Santos da
Silva, Edson Vicente da
Palavras-chave: Sociedade;Especulação Imobiliária;Guaramiranga
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: JÚNIOR, Antonio Correia; SILVA, Filipe Adan Santos da; SILVA, Edson Vicente da. Relações sociedade e natureza no município de Guaramiranga: a especulação imobiliária como agente de degradação ambiental. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A especulação imobiliária em Guaramiranga tem prejudicado a população local, os donos de sítios e empresários simplesmente mudam as vias públicas sem comunicar a prefeitura, alargam seus muros fazendo uso indevido da via pública sem comunicar os órgãos competentes e sem fazer uma consulta pública e tudo isso não é fiscalizado nem pela prefeitura nem pelo poder legislativo, judiciário. Um total de 93% do território de Guaramiranga está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA), sendo que o mesmo município é o mais desmatado, não para plantação, mas para construção de mansões, com suas piscinas, jardins, cachoeiras artificiais dentro de suas propriedades. Na fase de entrevistas, foram abordadas 8 pessoas sendo que 4 na zona rural e 4 na zona urbana. Foram realizados dois períodos de entrevistas de Junho de 2015 e Março de 2016, nestes períodos foram entrevistados 4 homens e 4 mulheres, entre as idades compreendidas de 20 a 65 anos. Conclui-se que em Guaramiranga a presença da especulação imobiliária afeta o meio ambiente, e as comunidades, promovem o desmatamento das áreas verdes, instalação de novos loteamentos, contribui para assoreamento dos recursos da água, impermeabilidade do solo urbano e rural, degradação ambiental, conflitos fundiários, a população mais pobre se afasta pra periferias ocupando as áreas irregulares de difícil acessibilidade. Mas para alguns moradores existem alguns impactos benéficos, empregos principalmente nas áreas de construções e do turismo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44838
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acjunior.pdf49,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.