Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810
Title in Portuguese: O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC
Author: Maia, Igor Gouveia
Soares Júnior, Jair Lino
Farias, Gilmar Alves
Santos, Maria José Costa dos
Keywords: Evasão discente
Pedagogia
TERCOA - Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MAIA, Igor Gouveia; et al. O Projeto Tercoa como aporte para a redução da evasão do Curso de Pedagogia da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: A evasão dos estudantes é um fator presente em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Vários são os fatores que levam os graduandos a abandonar seus cursos, destacamos, dentre eles: falta de adaptação, ausência de recursos financeiros, escolha equivocada do curso etc. Assim, no que se refere aos cursos de licenciaturas, a evasão está fortemente ligada ao desprestígio social e a baixa remuneração da profissão docente. Esta é uma situação preocupante, uma vez que, a evasão nesses cursos pode gerar “um apagão” de professores no futuro. Nisso, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), possui o Programa de Monitoria de Projetos de Graduação, o qual busca reduzir a evasão nos cursos de graduação a partir da concessão de bolsas a estudantes em projetos que favoreçam a articulação, o acompanhamento e avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação. Neste contexto o projeto de monitoria Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (TERCOA) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, objetivamos elaborar e executar atividades que possibilitassem a melhor integração dos alunos, o sentimento de pertencimento ao curso e a construção da identidade profissional do Pedagogo. Para tanto, realizamos atividades diversas, como seminários, debates sobre o curso, acolhimento aos alunos ingressantes, guia de percurso, fanpage para informar eventos e editais etc. Os resultados analisados a partir de depoimentos de estudantes, sobre as ações do projeto, oportunizaram constatar que este, age como um relevante aporte, na diminuição da evasão discente, bem como, aproxima mais o Pedagogo do curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44810
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_igmaia.pdf49,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.