Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805
Title in Portuguese: Preparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa II
Author: Melo, Isabel de Assis
Aquino, Jakson Alves de
Keywords: Prática profissional
Metodologia quantitativa
Docentes de Ciências Sociais
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MELO, Isabel de Assis; AQUINO, Jakson Alves de Aquino. Preparando os alunos de ciências sociais para o mercado de produção: apresentação do método quantitativo em prática de pesquisa II. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Portuguese: É sabido que rotina profissional de um cientista social é marcada pela constante produção de trabalhos analíticos. Seja bacharelado ou licenciatura, o aluno de ciências sociais deve, no decorrer do curso e após sua conclusão, estar apto a produzi-los. Tendo isso em vista, é necessário todo um esforço pessoal para aprendizado, mas também é papel da universidade proporcionar aos alunos o domínio das ferramentas que possam ajudá-lo na produção acadêmica, apresentar-lhes os métodos de pesquisa e incentivá-los com programas de ensino que abordem todos os tipos de produção. Em meio a uma predominância do método qualitativo na produção científica das Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, em que a grande maioria dos professores está inclinado para o mesmo e até o Projeto Político Pedagógico não abre muito espaço para o método quantitativo para que possa ser apresentado aos alunos do curso, faz-se necessário conhecer o que os alunos consideram a respeito do tema. É nesse contexto que este trabalho apresenta um relato de experiência de uma aluna bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), mais precisamente do Programa de Monitoria, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O relato aborda aspectos da metodologia quantitativa no meio dos alunos de Ciências Sociais e a experiência da aluna bolsista frente à perspectiva e desenvoltura dos alunos quando em contado com o método quantitativo, algo não tão recorrente no curso. É observado como o método é visto pelos alunos, quais suas dificuldades, perspectiva frente ao método como ferramenta de explicação de realidade social, tudo descoberto no decorrer do desenvolvimento das atividades realizadas na disciplina de Prática de Pesquisa II.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44805
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_iamelo.pdf49,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.