Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44775
Tipo: TCC
Título: Desafios do ensino religioso na docência em Geografia: avaliando uma experiência colaborativa no programa Residência Pedagógica-CAPES.
Autor(es): Teófilo, Caio Victor Pereira
Domingos, Francisco Bruno Queiroz
Augusto, Francisco Leandro Sousa
Orientador: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Ensino Religioso;Ensino de Geografia;Tolerância;Residência Pedagógica
Data do documento: 2019
Citação: TEÓFILO, Caio Victor Pereira; DOMINGOS, Francisco Bruno Queiroz; AUGUSTO, Francisco Leandro Sousa. Desafios do ensino religioso na docência em Geografia: avaliando uma experiência colaborativa no programa Residência Pedagógica-CAPES. 2019. 42f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O ensino religioso é uma disciplina que trata sobre os fundamentos, costumes e valores de uma ou mais religião. No Brasil o ensino religioso está assegurado pela constituição de 1988, embora que de modo facultativo. Assim, o presente artigo busca fazer uma análise da disciplina Eletiva "Religiões espalhadas pelo globo" da escola de ETI Joaquim Francisco de Souza Filho, como uma proposta para utilizar tal inspiração de ensino, haja vista a multiplicidades de cultos e crenças existentes no espaço geográfico que perpassam o mundo escolar, fazendo paralelo com o ensino religioso bem como a sua contribuição para o ensino de geografia. O acompanhamento da Eletiva foi possível pela parceira da escola com o Residência Pedagógica, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que possibilita o contato do graduando com seu futuro ambiente de trabalho. A observação aconteceu entre setembro e dezembro de 2018.
Resumen: La enseñanza religiosa es una disciplina que trata sobre los fundamentos, costumbres y valores de una o más religiones. En Brasil la enseñanza religiosa está asegurada por la constitución de 1988, aunque que de modo facultativo. Así, el presente artículo busca hacer un análisis de la disciplina Electiva Religiones esparcidas por el globo de la escuela de ETI Joaquín Francisco de Souza Filho, como una propuesta para utilizar tal inspiración de enseñanza, habida cuenta de las multiplicidades de cultos y creencias existentes en el espacio geográfico que implican el mundo escolar, haciendo paralelo con la enseñanza religiosa y su contribución a la enseñanza de la geografía. El seguimiento de la Electiva fue posible por la pareja de la escuela con el Residencia Pedagógica, programa de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) que posibilita el contacto del graduado con su futuro ambiente de trabajo. La observación ocurrió entre septiembre y diciembre de 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44775
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_cvpteofilo.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.