Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis Filho, Osmar Gonçalves dos-
dc.contributor.authorMonteiro, Taís Marques-
dc.date.accessioned2019-08-16T12:36:20Z-
dc.date.available2019-08-16T12:36:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Taís Marques. A insurgência do maravilhoso na fotografia contemporânea: notas sobre o antropozoomorfismo, uma manifestação em imagens. 2019. 120f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza(CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44773-
dc.description.abstractIn this dissertation, we perceive in the images of a group of contemporary Latin American photographers, Flor Garduño, Graciela Iturbide, Marcos López, Rodrigo Braga and Sofia Borges, the possible encounters with the marvelous, creative faculty of acceptance of the rationally unexplainable phenomena that in Latin America. As a method, we construct intuitive assemblies of planks that approximate, by rhythm and sensitivity, the photographs. Concomitantly, with a micrological look, we look for epistemological traces in the visuality of the photographs, described in a sensorial and phenomenological way. We think about the issues of contemporary photography related to the conception of creation of worlds and of fiction, close to Phillipe Dubois, Georges Didi-Huberman, André Rouillé, Ronaldo Entler and Susan Sontag. The questions related to the marvelous erupt from the thought of Irlemar Chiampi, Alejo Carpentier, Tzevan Todorov, among other theorists. The anthropozoomorphism, a manifestation of the marvelous in photography, is delineated as a line of force that provokes the appearance of sparks of knowledge from the evidence that is shown in the photographic imagespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMaravilhosopt_BR
dc.subjectAntropozoomorfismopt_BR
dc.titleA insurgência do maravilhoso na fotografia contemporânea: notas sobre o antropozoomorfismo, uma manifestação em imagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta dissertação, percebemos nas imagens de um grupo de fotógrafos latino-americanos contemporâneos, Flor Garduño, Graciela Iturbide, Marcos López, Rodrigo Braga e Sofia Borges, os encontros possíveis com o maravilhoso. O maravilhoso é uma faculdade criativa de aceitação dos fenômenos não explicáveis racionalmente que insurgem no cotidiano nas Américas Latinas. Como método, construímos montagens intuitivas de pranchas que aproximam, pelo ritmo e sensibilidade, as fotografias. Concomitantemente, com um olhar micrológico, buscamos rastros epistemológicos na visualidade das fotografias, descritas de forma sensorial e fenomenológica. Pensamos as questões da fotografia contemporânea relacionadas a concepção de criação de mundos e de encenação ficcional, próximos a Phillipe Dubois, Georges Didi-Huberman, André Rouillé, Ronaldo Entler e Susan Sontag. Já as questões relacionadas ao maravilhoso irrompem a partir do pensamento de Irlemar Chiampi, Alejo Carpentier, Tzevan Todorov, entre outros teóricos. O antropozoomorfismo, manifestação do maravilhoso na fotografia, se delineia como linha de força que provoca o surgimento de fagulhas de conhecimento a partir dos indícios que se mostram nas imagens fotográficas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_tmmonteiro.pdf4,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.