Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44696
Title in Portuguese: A modalidade como estratégia discursiva: do enfoque sistêmico-funcional ao da análise de discurso crítica
Author: Pereira, Rebeca Sales
Keywords: Linguística
Análise do discurso
Análise crítica do discurso
Modalidade (Linguística)
Issue Date: 2015
Publisher: Revista Dialogos.com.br/anais
Citation: PEREIRA, Rebeca Sales. A modalidade como estratégia discursiva: do enfoque sistêmico-funcional ao da análise de discurso crítica. In: ENCONTRO NACIONAL, 3.; ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA E LINGÜÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2.,11 a 14 maio 2015, Garanhuns, PE, UPE. Anais... Revista Diálogos, Garanhuns, PE, n. Especial 17, v. 3, p. 2239-2651, 2015.
Abstract in Portuguese: Muitas são as conceitualizações feitas sobre o sistema de ideias engendradas tão complexo, que é o Discurso. Este tem sido visto através de múltiplos prismas como a Sociologia, a Psicologia, mas principalmente a Linguística, por pertencer a esta última como objeto de investigação direto, enquanto para as outras, possui função instrumental. Sob o enfoque linguístico, o discurso ainda possui diversas acepções, como discutido por Dessons (2006) no livro Émile Benveniste, l’invention du discours. Porém, de maneira geral, as teorias convergem para uma compreensão do discurso como um sistema semiótico produzido a partir das experiências que um indivíduo possui quando inserido em uma cultura, empregado quando se pretende comunicar algo, argumentar ou persuadir. A cultura é, portanto, importante constituinte da formação discursiva, pois esta se dá socialmente; de maneira que certos propósitos comunicativos somente podem ter efeito porque são socialmente compartilhados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44696
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2236-1499
Appears in Collections:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_rspereira.pdf5,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.