Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44683
Title in Portuguese: A aplicação de ethos e leis do discurso na retórica de Elmano de Freitas (PT) em disputa eleitoral da Prefeitura de Fortaleza
Author: Batista, Giulianne Bezerra
Silva, Naiana Rodrigues da
Keywords: Comunicação
Discursos parlamentares
Marketing político
Issue Date: 2013
Publisher: Intercom
Citation: BATISTA, Giulianne Bezerra; SILVA, Naiana Rodrigues da Silva. A aplicação de ethos e leis do discurso na retórica de Elmano de Freitas (PT) em disputa eleitoral da Prefeitura de Fortaleza. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 36., 4-7 set. 2013, Manaus (AM). Anais... São Paulo: Intercom, 2013. Tema: Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetidades.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem como objetivo demonstrar, fundamentado em levantamentos bibliográficos, a deficiência do discurso politico do candidato Elmano de Freitas (PT) na eleição de 2012 à Prefeitura de Fortaleza. A análise do discurso do candidato foi realizada por meio de dois debates televisionados nos canais local de televisão. O estudo baseou-se na Teoria Funcionalista norte-americana nos estágios de manipulação, persuasão e função, traçando um paralelo com o marketing político. As leis do discurso tais como pertinência, sinceridade, informatividade e exaustividade também são fatores para classificar a fala de Elmano como ineficaz. O conceito de ethos e polidez são pontos de observação no posicionamento do candidato. Por fim, conclui-se que as escolhas discursivas do candidato foram decisivas no momento do voto do eleitorado fortalezense.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44683
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175 4683
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_gbbatista.pdf262,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.