Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44666
Tipo: Artigo de Evento
Título: Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal
Autor(es): Saldanha, Leila Uchôa Nascimento
Viana Júnior, Gerardo Silveira
Palavras-chave: Canto coral infantojuvenil;Canto coral;Educação Musical;Canto - Instrução e estudo;Música vocal;Voz - Educação;Regentes (Música)
Data do documento: 2016
Citação: SALDANHA, Leila Uchoa do Nascimento; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM DIVERSIDADE HUMANA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E CURRÍCULOS: INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO MUSICAL, 13., 5 a 27 out. 2016, Teresina (PI). Anais... Teresina (PI), 2016.
Resumo: O presente artigo aborda questões presentes na proposta do projeto de pesquisa para mestrado, submetido ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. O projeto tem como objetivo analisar a relação entre os aspectos mais importantes da Pedagogia Vocal contemporânea com a atuação de dois professores regentes de corais infantis, na cidade de Fortaleza. Através de um levantamento das principais categorias da Pedagogia Vocal contemporânea, o estudo visa conhecer as principais características do professor regente, identificar as principais dificuldades e estratégias utilizadas para o aprimoramento vocal dos coralistas, bem como compreender a relação de tais práticas pedagógicas com as principais categorias da Pedagogia Vocal contemporânea. A pesquisa situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizando como coleta de dados as técnicas de entrevistas semiestruturadas realizadas com os regentes e observações sistemáticas dos ensaios. Através dos conceitos desenvolvidos por pesquisadores que trabalham com a temática da voz e bibliografias relacionadas ao canto coral, como Sundberg (2015), Smith e Sataloff (2003), Lima (2007), Hauck-Silva (2012), Fucci Amato (2008), Tourinho (1993), Behlau e Rehder (1997), Sobreira (2013), entre outros, propõe ainda uma reflexão interdisciplinar para o ensino da música. Tal método buscará gerar um diálogo em torno da questão e produzir material que auxilie regentes de corais e professores de canto na tarefa de compreender a relevância do seu papel para o canto coral, que se constitui em uma relevante manifestação educacional musical e em uma significativa ferramenta de integração social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44666
ISSN: 2318-664X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lunsaldanha.pdf312,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.