Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44606
Title in Portuguese: Avaliação econômica de um projeto de engorda de machos revertidos de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (L., 1766) em gaiolas, no município de Guaiúba - Ce
Author: Araújo, Jair Andrade de
Advisor(s): Carvalho, Roberto Cláudio de Almeida
Keywords: Tilápia (Peixe)
Issue Date: 1992
Citation: ARAÚJO, Jair Andrade de. Avaliação econômica de um projeto de engorda de machos revertidos de Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (L., 1766) em gaiolas, no município de Guaiúba - Ce. 1992. 40 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1992.
Abstract in Portuguese: A aquicultura é uma atividade antiga que proporciona alimento para a população. O cultivo de peixes em tanques-rede foram iniciados nos anos 50 em países como Estados Unidos, Japão e Escandinávia. No Estado do Ceará, o cultivo em tanques-rede vêm tomando importância em Fazendas onde não se tem condições adequadas para construção de viveiros de derivação. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da implantação de um projeto para engorda de machos revertidos de Tilápia do Nilo (Oreochormis niloticus, L., 1766) em gaiolas flutuantes, partindo de alevinos até a comercialização numa propriedade no município de Guaiúba-Ce (Região Metropolitana de Fortaleza). Consideramos a construção de 30 tanques-rede para a engorda e 04 para a alevinagem. Verificou-se que os custos com ração extrusada é um dos mais importantes representado 78,85% dos custos variáveis anuais. Na avaliação microeconomica utilizamos os seguintes índices: Ponto de Nivelamento, Relação Beneficio/Custo; Índice de Rentabilidade; Margem de Lucro; Tempo de Recuperação de Capital e Taxa de Lucro. Foi realizada uma análise de sensibilidade e uma análise financeira considerando um fluxo de caixa no período de 10 anos. Conclui-se que empreendimento é viável do ponto de vista econômico e deve ser executado, entretanto apresenta-se bastante sensível na análise de sensibilidade e quando consideramos uma redução de 10% da receita total ou acréscimo de 10% nos custos o projeto torna-se inviável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44606
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1992_tcc_jaaraujo.pdf36,63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.