Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44447
Tipo: Artigo de Evento
Título: A representação da mídia jornalística na graphic novel Pérsepolis
Autor(es): Souza, Ana Beatriz Leite de
Barbosa, Diego dos Santos
Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;Jornalismo;Análise do discurso
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: SOUZA, Ana Beatriz Leite de; BARBOSA, Diego dos Santos. LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. A representação da mídia jornalística na graphic novel “Pérsepolis”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
Resumo: A leitura que os produtos culturais fazem das práticas jornalísticas inserem o ethos da profissão no imaginário coletivo da sociedade e servem de reflexão ao campo de trabalho. Em contraponto aos quadrinhos de super-heróis, que criam uma imagem romantizada do jornalismo, os quadrinhos não-ficcionais trazem um retrato mais próximo da realidade. Este artigo se propõem a analisar a representação da mídia jornalística na graphic novel autobiográfica “Persépolis”, da quadrinista iraniana Marjane Satrapi. À luz da análise do discurso (AD), leva-se em consideração o contexto cultural e familiar da autora, pontuais no que diz respeito às formas de representação adotadas na narrativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44447
ISSN: 2175 4683
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_ablsouza.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.