Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44319
Tipo: TCC
Título: A importância das interações na educação infantil
Autor(es): Marinho, Ana Edwiges Sousa
Orientador: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palavras-chave: Professores e alunos;Interação social;Educação Infantil;Análise de interação em educação - Familia
Data do documento: 2010
Citação: MARINHO, A. E. S. A importância das interações na educação infantil. 2010. 79 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Este trabalho discute as interações entre a professora da turma do Maternal, com as crianças e suas famílias, que ocorreram nos meses de agosto a novembro, do ano de 2009, vistas a partir da experiência de estágio em uma instituição de Educação Infantil, que atende desde a primeira etapa da Educação Básica ao 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, objetiva-se, aqui, analisar e refletir sobre as contribuições das interações nesse grupo social com foco na consolidação das relações interpessoais e nas suas repercussões no desenvolvimento e nas aprendizagens infantis. O referencial teórico está centrado na abordagem interacionista proposta por Vygotsky (1896-1934). Os dados que foram analisados foram coletados por meio de observações, registrados em um caderno de anotações. e subsidiadas por um Roteiro de Observação, registros fotográficos e pelos aspectos contidos nos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (2009), tais como o planejamento semanal, as interações, a promoção da saúde, espaços, materiais e mobiliários, formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais e cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. A pesquisa acerca das interações começou durante o estágio, e teve continuidade após esse período. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual foi utilizado um Roteiro de Entrevista destinado à professora da turma do Maternal, do ano de 2009. A pesquisa de campo permitiu conhecer as percepções da professora acerca das crianças e de suas famílias; como se davam as relações entre a professora com as crianças e as famílias; quais os fatores que contribuíam e os que atrapalhavam tais relações; o papel das crianças e das famílias na escola, e como as crianças e as famílias desempenhavam esse papel. As informações obtidas, a partir da entrevista com a professora do Maternal, permitiram estabelecer a comparação entre o que foi observado durante o estágio, como também contrapor certas afirmações que não correspondiam àquilo que foi verificado nesse período. No cenário da sala do Maternal, a professora apresentava-se como mediadora das aprendizagens, além de assumir a postura de organizadora da rotina, que incluia os momentos destinados à resolução das atividades pedagógicas, o brincar, os momentos destinados à alimentação, ao repouso e à higiene das crianças, entre outros aspectos. Na visão da professora, as interações que ela estabeleceu com as crianças e com as suas famílias foram consideradas positivas, ao afirmar que sempre teve uma relação pautada no diálogo com as crianças e que a participação das famílias era constante, o que estimulava as interações na sala do Maternal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44319
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_aesmarinho.pdf522,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.