Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44265
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de disciplinas teológicas em uma Instituição de Ensino Superior Católica: conteúdos, metodologias - entre desafios e possibilidades
Título em inglês: The teaching of theological subjects in a catholic higher education institution: contents, methodologies- between challenges and possibilities
Autor(es): Chagas, Antônio Marcos
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
Palavras-chave: Teologia;Disciplinas teológicas;Educação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: CHAGAS, Antônio Marcos; CARNEIRO, Stânia Nágila Vasconcelos. O ensino de disciplinas teológicas em uma Instituição de Ensino Superior Católica: conteúdos, metodologias - entre desafios e possibilidades. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 116-133, jan./abr. 2019.
Resumo: O ensino de disciplinas teológicas nas universidades confessionais constitui um instrumento de efetivo valor educacional pela riqueza da mensagem cristã e seus sólidos valores. Assim, o objetivo do presente resumo é apresentar uma realidade de tais disciplinas: seu conteúdo e suas práticas. A dimensão de pesquisa envolveu uma Instituição de Ensino Superior Católica através da prática de uma professora, bem como uma ação prática de caráter interdisciplinar envolvendo todos os alunos. Do aparato teórico ao relato de uma vivência concreta, percebeu-se haver possibilidades formativas consistentes e limites concretos. A compreensão da identidade da ciência teológica oferece as balizas para uma reflexão consistente e segura, à luz da fé professada pela Igreja, que necessita ser didaticamente adaptada e adequada para uma formação na linha do humanismo cristão, sem ser uma catequese de cunho proselitista ou doutrinação acachapante. Eis o que este artigo objetiva ilustrar. Não obstante, uma experiência de mais ampla proporção, sinalizou que a opção pela ética ainda fica a desejar. Com efeito, não se está apenas diante de possibilidades alvissareiras, que certamente são muitas, mas importa frisar que a elas se agregam inúmeros desafios na ordem de educar, formar, e não apenas instruir. Avanços e limites foram verificados neste esforço de educar na linha dos valores.
Abstract: Teaching of theological disciplines at confessional universities is a valuable and effective educational instrument for its enriching Christian message and its solid values. Therefore, this paper aims to present the contexts of such disciplines: their contents and practices. The research framework enfolded a Catholic Institution of Higher Learning through a professor’s teaching practice along with an interdisciplinary action engaging all the students. From the theoretical background to a concrete experience account, it was realized that there are consistent formative possibilities and real limits. Identity awareness of theological science offers the goals for a steady and safe reflection, in light of faith commissioned by Church, which it needs to be didactically adapted and suitable for a formation aligned with Christian humanism, without prompting a proselytize catechism or unquestionable indoctrination. This paper highlights such aspects. Nevertheless, a wider extent experience signaled that an ethical option is still unsatisfactory. Indeed, not only such bright possibilities can be faced, of which there are many, but it matters to stress that in regard to them, countless challenges add up to educate, teach and not just instructing. Advancements and limits were verified in such endeavor to educate lined up with values.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44265
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_amchagassnvcarneiro.pdf268,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.