Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44258
Tipo: TCC
Título: Comportamento do SO2 residual no músculo de cauda de lagosta submetida aos tratamentos de imersão em água e solução de sacarose
Autor(es): Barros, Francisco Antônio Quinto
Orientador: Ogawa, Masayoshi
Palavras-chave: Engenharia de Pesca;Lagostas
Data do documento: 1991
Citação: BARROS, Francisco Antônio Quinto. Comportamento do SO2 residual no músculo de cauda de lagosta submetida aos tratamentos de imersão em água e solução de sacarose. 1991. 20 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1991.
Resumo: Com este trabalho verificou-se a redução do SO2 residual nos músculos das caudas de lagostas submetidas aos tratamentos de imersão em água e solução de sacarose, sendo que os tempos de imersão por 3 horas em água e 6 horas em sacarose foram suficientes para reduzir os teores de SO2 em suas porções musculares a níveis abaixo de 100 ppm, com exceção para a Porcão Muscular Externa (PME), que ficou com níveis um pouco acima. Recomenda-se um estudo orientado para a consideração de outros fatores depressores do SO2 residual e para o esclarecimento da redução do óxido de trimetilamina (OTMA) no músculo das caudas de lagosta tratadas com sulfitos, sobretudo até à fase de decomposição em dimetilamina (DMA) e formaldeído (FA), visto que o FA confere um odor desagradável ao produto e a DMA forma o composto cancerígeno nitrosodimetilamina (NDMA)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44258
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_tcc_faqbarros.pdf18,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.