Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44257
Title in Portuguese: Estudo histológico sobre o sistema digestivo de representantes do gênero Lutjanus Bloch (Pisces Lutjanidae)
Author: Mota, Carlos Humberto Oliveira
Advisor(s): Alves, Maria Ivone Mota
Keywords: Engenharia de Pesca
Histologia
Peixes - Aparelho digestivo
Issue Date: 1991
Citation: MOTA, Carlos Humberto Oliveira. Estudo histológico sobre o sistema digestivo de representantes do gênero Lutjanus Bloch (Pisces Lutjanidae). 1991. 21 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1991.
Abstract in Portuguese: Os Lutjanidae representam uma das mais importantes famílias de peixes de águas tropicais (Randall,1968),sendo que os constituintes do gênero Lutjanus apresentam, na sua maioria, importância econômica (Cervigon,1966) e, no nordeste brasileiro figuram entre as especies de grande valor comercial. No presente trabalho se estuda a morfologia macro e microscópica do sistema digestivo de três representantes do gênero Lutjanus Bloch, a cioba, o pargo e o ariacó, onde se faz uma descrição da anatomia e histologia geral das diferentes divisões do trato digestivo, com referências sobre camadas e tecidos presentes, bem como a estrutura e arranjamento, das células, num estudo comparativo entre as três especies. Foram obtidos as seguintes conclusões gerais: As celas acinosas apresentam-se mais abundantes no pargo que na cioba e ariacó; o fígado com referência a morfologia externa, as espécies diferem entre si quanto à disposição e formato dos lóbos que são em número de três, sendo estes pouco definidos na cioba e pargo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44257
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1991_tcc_chomota.pdf23,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.