Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44235
Title in Portuguese: Estudo do risco na concessão de outorga para lançamentos difusos de efluentes em rios utilizando uma metodologia Fuzzy
Author: Santos, Sílvia Helena Lima dos
Sales, Raquel Jucá de Moraes
Chagas, Patricia Freire
Gomes, Vanessa Ueta
Souza, Raimundo Oliveira de
Keywords: Massa - Transporte
Teoria fuzzy
Outorga de águas
Issue Date: 2013
Publisher: Fórum Ambiental da Alta Paulista
Citation: SANTOS, S. H. L. dos. et. al. Estudo do risco na concessão de outorga para lançamentos difusos de efluentes em rios utilizando uma metodologia Fuzzy. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, n. 2, p. 128-141, 2013.
Abstract in Portuguese: Este trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia que combina a teoria fuzzy com a teoria do transporte de massa, para determinar o risco na concessão de outorga de lançamentos de efluentes. O modelo consiste de resolver a Equação da Difusão Advectiva, em uma dimensão, na sua forma fuzzy. Deste modo, campos de funções de pertinências para a concentração são determinados em cada seção do rio, para diferentes tempos. Estas concentrações, em forma de funções de pertinências são comparadas com uma função de pertinência para a resistência do rio. Esta resistência é, normalmente, determinada por normas técnicas, em função da classe de cada corpo hídrico. Assim, uma função marginal de segurança é definida, que permitirá a determinação dos campos de risco ao longo do rio em estudo. Os resultados mostram que esta metodologia pode ser uma alternativa consistente no controle de concessão de outorga de lançamentos e com isso disponibilizando informações para a melhor Gestão dos Recursos Hídricos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44235
ISSN: 1980-0827
Appears in Collections:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_rosouza.pdf317,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.