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Title in Portuguese: Mapeamento cognitivo da aprendizagem telecolaborativa de professores de ciências e matemática em formação: análise de narrativas tecidas em fóruns de discussão
Title: Mapping cognitive learning telecollaborative of mathematics and science teachers in training: analysis of narratives woven into discussion forums
Author: Góes, Ubaldo Tonar Teixeira
Advisor(s): Ribeiro, Júlio Wilson
Keywords: Aprendizagem
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Issue Date: 2012
Citation: GÓES, Ubaldo Tonar Teixeira. Mapeamento cognitivo da aprendizagem telecolaborativa de professores de ciências e matemática em formação: análise de narrativas tecidas em fóruns de discussão. 2012. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Portuguese: Na busca da renovação da prática docente colaborativa de professores, é estratégico promover a integração das tecnologias educacionais ao currículo. Para tanto, dirige-se o olhar da presente investigação para a formação de professores de ciências e matemática, atendendo a uma proposta de valorização da construção de saberes na ação, norteando-se no mapeamento cognitivo da aprendizagem telecolaborativa e significativa ausubeliana. Para delimitar o universo de pesquisa, foi elencada a disciplina presencial denominada Ensino de Ciências e Matemática, ofertada pelo Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará no segundo semestre de 2010, que era constituída por vinte professores-alunos e um professor formador. A presente pesquisa investiga de que maneira se caracteriza o desenvolvimento de inter-relações entre as argumentações e conceitos, complexamente entrelaçados, que são expressos nas narrativas dos cursistas, postadas em fóruns de discussão da disciplina enfocada. Notadamente a investigação se fundamenta: no mapeamento cognitivo, conforme Okada, na aprendizagem significativa de Ausubel e mapas conceituais de Novak, no construcionismo, segundo Valente, na proposta pedagógica da educação científica, segundo Carvalho e de Gil-Pérez, quanto aos aspectos da análise multivariacional de textos e dados, em Moraes, Galiazzi, Almeida e Almouloud. Seguindo uma abordagem de pesquisa aplicada e qualitativa, desenvolveu-se uma ação exploratória junto aos registros de narrativas, depositadas em dois fóruns de discussão, 12 e 13. Estes foram escolhidos dentre os trinta e um, realizados através do uso pedagógico da plataforma TelEduc, em apoio ao desenvolvimento de atividades presenciais, e focavam os temas: técnicas de mapeamento conceitual e formação de professores de ciências. A investigação se apresenta com outras características, que a permitem qualificar como pesquisa-ação e colaborativa. Metodologicamente, na análise de narrativas dos cursistas, utilizou-se a análise textual discursiva, caracterizada pelas fases de unitarização, categorização e metatexto. Inicialmente, se identificaram à priori categorias dedutivas, que depois foram mapeadas no fórum 12, em seguida, se emergiram categorias indutivas, a partir do fórum 13. Posteriormente, as categorias foram submetidas à análise, através do uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesiva), obtendo-se, na forma de saída de dados, as denominadas árvores de similaridade, que representam graficamente as categorias, na forma de arranjo de nós, estruturadas hierárquica e relacionalmente. Em seguida, com base no referencial teórico-metodológico e narrativas postadas nos fóruns, se procedeu às etapas de desenvolvimento das fases relativas à análise qualitativa de dados multidimensionais, de modo a se identificar as possíveis inter-relações e hierarquias decorrentes entre as narrativas postadas pelos cursistas. Nesta última etapa da investigação, houve a produção de metatextos, que auxiliaram no processo de mapeamento e desenvolvimento de estágios mais avançados da análise textual. A pesquisa revelou, entre outros indícios, que: telecolaborativamente e atendendo uma perspectiva ausubeliana, os professores teceram suas narrativas nos fóruns, segundo diferentes graus de hierarquia e interconexões; (re)significaram ideias e pressupostos, nos campos teóricos e práticos do mapeamento conceitual e formação de professores de ciências e matemática; os mapas conceituais podem auxiliar na formação continuada de professores e desenvolvimento de atividades pedagógicas e aprendizagem.
Abstract: To renew the collaborative teaching practice it is strategic promote the integration of educational technologies and curriculum. To achieve this, is necessary to observe the teacher‟s formation in the areas of science and mathematics, according a proposal that valorizes the construction of knowledge in action, making a cognitive mapping of the telecollaborative learning and from the point of view of the ausubelian meaningful learning. To delimit the research field it was choose a discipline named Mathematical and Science Teaching, that was offered by the Master of Science Programme in Mathematical and Science Teaching from the Federal University of Ceara, during the second semester of 2010. This class had twenty students, that were student teachers, and they were accompanied by a professor. The theoretical fundamentals of the dissertation were mainly supported by Okada's cognitive mapping, the Ausubel's meaningful learning, the Novak's conceptual maps, the Valente's constructionism, the scientific education proposed by Carvalho and Gil-Perez and some aspects from multivariate analysis according Moraes, Almeida and Almouloud. In this work we followed a qualitative and applied research approach, in order to characterize interrelations between the concepts and arguments expressed by students narratives posted on discussion forums. We selected and analyzed the forums 12 and 13, from a sample of 31 forums. These forums were organized on TelEduc platform, as a pedagogical support for the development of several student teacher presential classroom activities, according the following themes: conceptual mapping techniques and training of science teachers. The dissertation can also methodologically be classified as action research and collaborative. We used techniques of the discursive text analyses, as unitarization, categorization and metatext, in order to analyze the narratives posted on the forums. Firstly it was identified deductive categories, that were mapped according a consecutive step in forum 12. On a further step inductives categories were emerged from forum 13. After that, the categories were critically analyzed using the support of the software CHIC, abbreviation from Portuguesfor "Hierarchical, Cohesive and Implicative Classification". The results were obtained from CHIC data output and expressed by the named similarity trees, where the categories are graphically exposed. The similarity trees are organized according arrangements of nodes, with relational and hierarchical structures. The qualitative analysis of multidimensional data was used to identify the interrelation and hierarchies in the forums posts from the students. The meta-texts were produced to facilitate the mapping process and the development of more advanced textual analysis. The survey showed, among other evidence that: telecollaboratively and following an ausubelian perspective, teachers wove their narratives in the forums, according to different degrees of hierarchy and interconnections; (re) meant ideas and assumptions in theoretical and practical fields of conceptual mapping and training teachers of science and mathematics; concept maps can assist in the continuing education of teachers and development of teaching and learning activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4423
metadata.dc.type: Dissertação
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