Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44215
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância do olhar pedagógico na transição da educação infantil para o ensino fundamental
Título em inglês: The importance of a pedagogical view at the transition of preschool to elementary school
Autor(es): Silva, Elaine Cristina Moreira da
Paz, Anne Carolline dos Santos
Oliveira, Renata Fernanda Nabas
Palavras-chave: Pedagogia;Educação Infantil;Ensino Fundamental
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SILVA, Elaine Cristina Moreira da; PAZ, Anne Carolline dos Santos; OLIVEIRA, Renata Fernanda Nabas. A importância do olhar pedagógico na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 20-32, jan./abr. 2019.
Resumo: As transições de uma etapa de ensino para a outra são sempre marcos importantes na vida dos educandos, que interferem positiva ou negativamente em seu interesse pela escola. A primeira dessas transições acontece entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e envolve crianças em tenra idade. Os governos defendem, em seus documentos oficiais, que essa passagem deve ocorrer sem que haja grandes rupturas no processo ensino-aprendizagem. A presente pesquisa objetiva explorar as legislações vigentes sobre essa primeira transição, reconhecer as necessidades e especificidades da criança envolvida nesse processo e analisar como o educador do primeiro ano enxerga essa criança e essa transição. Procura compreender melhor como essa transição efetivamente ocorre e busca saber se existem treinamentos e formações específicas que auxiliem os educadores a seguir os moldes apresentados pelos documentos oficiais, acreditando assim que esse fator poderia contribuir para a adaptação dos educandos na nova etapa escolar, tornando a escola mais significativa para estes.
Abstract: Transitions from one stage of school to another are always important milestones in the lives of students, these milestones interfere positively or negatively in theirinterest in the school. The first of these transitions happens between Preschool and Elementary School and involves children at a young age. The governments argue in their official documents that this passage must occur without having major ruptures in the teaching-learning process. The present research aims to explore the current legislation on this first transition, to recognize the needs and specificities of the child involved in this process and to analyze how the first-year educator sees this child and this transition. It seeks to better understand how this transition effectively takes place and to know if there are specific trainings and developments that will help educators to follow the forms presented by official documents. In this sense, believing that this factor could contribute to the adaptation of students in the new school stage, making the school more meaningful for them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44215
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ecmsanneacspaz.pdf250,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.