Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44171
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições de um curso de especialização em saúde da família para a prática profissional do enfermeiro
Título em inglês: Contributions of a Specialization Program in Family Health for the professional practice of the nurse
Autor(es): Zuchetti, Martina
Costa, Márcia da Rosa
Paz, Adriana A parecida
Souza, Aline Corrêa de
Palavras-chave: Educação a Distância;Estratégia Saúde da Família;Enfermagem
Data do documento: Jan-2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: ZUCHETTI, Martina et al. Contribuições de um curso de especialização em saúde da família para a prática profissional do enfermeiro. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. especial II, p. 52-65, jan./jul. 2019.
Resumo: Objetivo: avaliar as contribuições de um curso de Especialização em Saúde da Família, oferecido na modalidade a distância, para a prática profissional do Enfermeiro. Método: trata - se de uma pesquisa qualitativa e descritiva elaborada por meio da análise documental d os portfólios de enfermeiros que realizaram um curso de Especialização em Saúde da Família. Foi elaborado e utilizado um instrumento de coleta de informações, sendo estas analisadas com a técnica de análise temática proposta por Braun e Clarke. Resultado: foram analisados os portfólios de 23 enfermeiros que realizaram o curso. Emergiram duas categorias temáticas: “Ressignificação do Processo de Trabalho”, que versa sobre a modificação das práticas de trabalho após o curso; e “Recursos Facilitadores do Proce sso de Ensino - Aprendizagem a Distância”, que discorre sobre as estratégias que auxiliaram os enfermeiros no processo ensino - aprendizagem. Conclusão: a partir dos resultados, acredita - se que o curso ofertado na modalidade a distância é uma estratégia que co ntribui para o aprimoramento da prática profissional dos enfermeiros que atuam em Estratégia de Saúde de Família, proporcionando qualificação crítico - reflexiva ao Enfermeiro e, desse modo, incentivando a Educação Permanente em Saúde.
Abstract: Goal: to evaluate the contributions of a Specialization Program in Family Health offered as distance education for the professional practice of the nurse. Methods: it consists of qualit ative and descriptive research carried out through documental analysis of the portfolios produced by the Nurses who attended the Specialization Program in Family Health. An instrument for information collection was produced and used, and the information w as analyzed according to the thematic analysis technique as proposed by Braun and Clarke. Results: the portfolios of 23 Nurses who attended the program were analyzed. Two thematic categories emerged, which were titled "Resignifying the Work Process", abou t the modification of work practices after the course, and "Resources facilitating the distance learning process", on the strategies that helped the Nurses in the teaching - learning process. Conclusion: based on the results, offering this program as dista nce education is a strategy that contributes for the improvement of the professional practice of Nurses who work in Family Heath Strategy, providing critical - reflexive qualification to the Nurse and fostering Permanent Education in Health.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44171
ISBN: 2525 - 9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mzuchetti.pdf407,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.