Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44133
Title in Portuguese: Uma análise da utilização de redes sociais no ensino de língua estrangeira em turmas do ensino
Author: Vieira, Maria Aélia de Sousa
Freire, Emmanuel Sávio Silva
Keywords: Software ( Facebook)
Difusão de Tecnologia
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: VIEIRA, Maria Aélia de Sousa; FREIRE, Emmanuel Sávio Silva. Uma análise da utilização de redes sociais no ensino de língua estrangeira em turmas do ensino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1128-1137.
Abstract in Portuguese: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se encontram inseridas em diversos setores. Diante disto, buscou-se as redes sociais, espaços acolhedores de pessoas que interagem e partilham diversos assuntos em comum, e criou-se uma comunidade no Facebook, com o intuito de manter a interação, o compartilhamento e a colaboração dos alunos das disciplinas de Línguas Estrangeiras (inglês/espanhol). Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização das novas tecnologias no ensino de língua estrangeira em turmas do ensino médio, utilizando a rede social Facebook. Participaram desse estudo dezesseis alunos do ensino médio e cinco professores de línguas estrangeiras (inglês/espanhol). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo para chegar ao resultado. No qual, percebe-se as possibilidades que as TIC oferecem como suporte pedagógico para atividades em sala de aula, bem como para realizar estudos autônomos e contínuos na aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos.
Abstract: The Information and Communication Technologies (ICT) are inserted in the various sectors. In the face of this, it was sought social networks, the spaces for people who interact and in matters of interest, and it was created a community on Facebook, with the intention of maintaining an interaction, sharing one of the disciplines of Foreign Languages (English / Spanish). Thus, the objective of this work was to analyze the use of new technologies in high school classes, using the social network Facebook. Seventeen high school students and five foreign language teachers (English / Spanish) attended the high school. A bibliographical research and a field study were carried out to arrive at the result. In the question, it is possible to perceive the possibility of ICT as pedagogical support for activities in the classroom, as well as for the realization of autonomous and continuous studies in the acquisition and improvement of knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44133
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_masvieira.pdf268,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.