Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44131
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas |
Autor(es): | Falcão, Taciana Pontual Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de França, Rozelma Andrade, Ermeson Carneiro de França, Alberto César Cavalcanti |
Palavras-chave: | Pedagogia;Computação;Educação |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFSCar |
Citação: | FALCÃO, Taciana Pontual; ARAúJO, Danilo Ricardo Barbosa de; FRANÇA, Rozelma; ANDRADE, Ermeson Carneiro de; FRANÇA, Alberto César Cavalcanti. Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1108-1117. |
Resumo: | O objetivo desse artigo é compartilhar com a comunidade da Licenciatura em Computação as principais ideias de um projeto pedagógico de curso que atende às novas diretrizes nacionais para os cursos de licenciatura, ao mesmo tempo em que alinha o currículo ao contexto da sociedade contemporânea e as novas demandas de formação cidadã. Espera- se com esse projeto melhorar os índices de sucesso no curso, mas também fortalecer a identidade do licenciado em Computação, valorizando seu papel no desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades técnicas desde a educação básica, assim como na concepção e produção de tecnologias educacionais. |
Abstract: | The goal of this paper is to share with the national community of undergraduate courses for teachers the main ideas of a pedagogical project which meets the new Brazilian guidelines for these courses, and also meets the demands of citizenship in the contemporary society. We hope, with this project, to improve course completion indices, but also to strengthen the identity of computing teachers, valuing their role in the development of computational thinking and technical abilities since elementary education, as well as in the design and production of educational technologies. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44131 |
ISBN: | 2316 8889 |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_tpfalcao.pdf | 210,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.