Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44131
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas
Autor : Falcão, Taciana Pontual
Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de
França, Rozelma
Andrade, Ermeson Carneiro de
França, Alberto César Cavalcanti
Palabras clave : Pedagogia;Computação;Educação
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : FALCÃO, Taciana Pontual; ARAúJO, Danilo Ricardo Barbosa de; FRANÇA, Rozelma; ANDRADE, Ermeson Carneiro de; FRANÇA, Alberto César Cavalcanti. Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1108-1117.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo desse artigo é compartilhar com a comunidade da Licenciatura em Computação as principais ideias de um projeto pedagógico de curso que atende às novas diretrizes nacionais para os cursos de licenciatura, ao mesmo tempo em que alinha o currículo ao contexto da sociedade contemporânea e as novas demandas de formação cidadã. Espera- se com esse projeto melhorar os índices de sucesso no curso, mas também fortalecer a identidade do licenciado em Computação, valorizando seu papel no desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades técnicas desde a educação básica, assim como na concepção e produção de tecnologias educacionais.
Abstract: The goal of this paper is to share with the national community of undergraduate courses for teachers the main ideas of a pedagogical project which meets the new Brazilian guidelines for these courses, and also meets the demands of citizenship in the contemporary society. We hope, with this project, to improve course completion indices, but also to strengthen the identity of computing teachers, valuing their role in the development of computational thinking and technical abilities since elementary education, as well as in the design and production of educational technologies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44131
ISBN : 2316 8889
Aparece en las colecciones: FACED - Eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_eve_tpfalcao.pdf210,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.