Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44130
Title in Portuguese: A trajetória de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em computação: desafios e superações
Author: Dantas, Antônio Enrique
Maranhão, Welington Almeida de Sousa
Felipe, Maria Wilda Fernandes
Freire, Emmanuel Sávio Silva
Keywords: Integração do Deficiente
Ensino
Psicologia Cognitiva
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: DANTAS, Antônio Enrique; MARANHÃO, Welington Almeida de Sousa; FELIPE, Maria Wilda Fernandes; FREIRE, Emmanuel Sávio Silva. A trajetória de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em computação: desafios e superações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1099-1107.
Abstract in Portuguese: Este relato de experiência teve como objetivo apresentar a trajetória acadêmica de um aluno com deficiência no curso de licenciatura em Computação ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na modalidade de educação a distância. Assim, foi relatada toda a trajetória estudantil do aluno, apresentando todos os passos e as dificuldades enfrentadas por ele durante o curso. Como resultados, pode-se citar que ficou claro o despreparo das instituições públicas de ensino quanto a metodologia e o método avaliativo voltados para um aluno com deficiência cognitiva que precisa ter todo um aparato para conseguir alcançar seus objetivos e foram evidenciadas as ações realizadas pelas instituições que o aluno estudou em tentar proporcionar o acolhimento e o apoio para o seu desenvolvimento estudantil.
Abstract: his experience report aimed at presenting the academic trajectory of a disabled student in the degree course in Computing offered by the State University of Ceará (UECE) in the e-learning modality. Therefore, the entire student trajectory of the student was reported, presenting all the steps and difficulties faced by him/her during the course. As a result, it can be mentioned that it was clear the lack of preparation of the public educational institutions regarding the methodology and the evaluation method aimed at a student with cognitive deficiency who needs to have a whole apparatus to achieve their objectives and showed the actions carried out by the institutions which the student studied in trying to provide the welcome and support for his/her student development
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44130
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_aedantas.pdf271,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.